Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mais pessoas voltam a buscar emprego com a redução de casos de Covid

19 de Setembro de 2020 às 00:01

Mais pessoas voltam a buscar emprego com a redução de casos de Covid Taxa de desocupação aumentou para 14,3%. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (25/7/2016)

Uma parcela de pessoas que continuava fora do mercado de trabalho voltou a buscar emprego no Brasil. Isso ocorre porque o número de casos de Covid-19 começou a reduzir. Esses dados fazem parte de uma análise técnica divulgada nesta sexta-feira (18) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A constatação se dá a partir de dados da mais recente edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19.

Disponibilizada na manhã desta sexta-feira (19) pelo IBGE, a pesquisa traz dados referentes ao período entre 23 e 29 de agosto e revela que a taxa de desocupação atingiu 14,3%, o maior nível desde o início do levantamento em maio deste ano.

“A elevação deveu-se ao aumento da taxa de participação na força de trabalho, que passou de 55,1% em julho para 55,8% em agosto”, registra a análise assinada pelo diretor adjunto de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Marco Antônio Cavalcanti, e pelos técnicos de planejamento e pesquisa Maria Andreia Lameiras e Lauro Ramos.

“Muitas pessoas que gostariam de trabalhar pararam de procurar emprego por conta da pandemia. Então, elas não entravam contadas como desocupadas, e sim como população fora da força de trabalho”, observa Cavalcanti. (Agência Brasil)