Buscar no Cruzeiro

Buscar

Juros dos empréstimos recuam em fevereiro

30 de Março de 2021 às 00:01

Juros dos empréstimos recuam em fevereiro Crédito da foto: Depositphotos.com

A taxa média de juros cobrados de famílias e empresas em fevereiro ficou em 28,1% ao ano, segundo as Estatísticas Monetárias e de Crédito, divulgadas ontem pelo Banco Central. O recuo é de 0,4 ponto percentual na comparação com janeiro; e de 6 pontos no acumulado de 12 meses.

Esses dados são do crédito livre, em que os bancos têm autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros cobradas dos clientes. Já o crédito direcionado tem regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural, de infraestrutura e ao microcrédito.

De acordo com o documento, a taxa média de juros para pessoas físicas no crédito livre está em 40,1% ao ano, o que representa uma alta de 0,6 ponto porcentual em relação a janeiro.

Segundo o BC, o aumento da taxa cobrada para pessoas físicas reflete principalmente os aumentos dos juros cobrados no cartão parcelado (5,6%) e na composição da dívida (2,7%), que é uma renegociação com modalidades diferentes de crédito. (Agência Brasil)