Buscar no Cruzeiro

Buscar

Intenção de gastos das famílias brasileiras mantém crescimento em novembro

23 de Novembro de 2019 às 21:45

Intenção de gasto das famílias mantém alta Consumidores estão mais confiantes no 2º semestre. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (10/8/2019)

A intenção de gastos das famílias brasileiras continua em crescimento em novembro. O índice Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou a quarta alta seguida, com aumento de 1,3% em relação a outubro, chegando a 95,2 pontos.

Na comparação com novembro de 2018, a evolução chegou a 8,7%.

[irp posts="133272" ]

 

O índice varia de 100 a 200 pontos. Abaixo de 100 pontos indica uma percepção de insatisfação, enquanto o acima de 100 (com limite de 200 pontos) indica o grau de satisfação.

Segundo a CNC, o resultado positivo reforça a confiança dos consumidores e indica que as famílias estão suscetíveis a comprar mais.

“A boa performance do ICF em novembro está em linha com os bons sinais recentes da economia, proporcionados por fatores como inflação descendente, acréscimo de renda com os saques do FGTS e do PIS/Pasep, relativa segurança no emprego, juros primários tendentes para baixo, além do recebimento do 13º salário”, ressalta José Roberto Tadros, presidente da CNC, em nota. (Agência Brasil)