Buscar no Cruzeiro

Buscar

Indústrias da região demitem 1.650, diz pesquisa do Ciesp

19 de Julho de 2019 às 22:40

Indústrias da região demitem 1.650, diz pesquisa do Ciesp Segmento de veículos e autopeças foi um dos mais afetados. Crédito da foto: Divulgação

A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) divulgaram na última quarta-feira (17) o resultado da pesquisa de emprego do mês de junho de 2019. A região de Sorocaba, composta por 48 municípios, apresentou variação negativa, o que representa uma queda de 1.650 postos de trabalho.

[irp posts="32476" ]

 

Dados da pesquisa demonstram que no acumulado deste ano houve redução de 1.300 vagas. Nos últimos 12 meses, o resultado também é negativo, com o fechamento de 650 postos.

Os segmentos da indústria que influenciaram no resultado de junho na região de Sorocaba foram: produtos de borracha e de material plástico (-13,54%), veículos automotores e autopeças (-5,15%), máquinas e equipamentos (-0,92%) e produtos de metal (-3,13%).

De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o desempenho de junho é reflexo da crise na Argentina, que é um grande parceiro comercial do Brasil, e da morosidade na aprovação das reformas estruturais.

“A retração das vendas para o mercado argentino impactaram a região de Sorocaba, que exporta principalmente autopeças e automóveis”, avalia Syllos. “Nos últimos 12 meses, as vendas de automóveis para os consumidores argentinos foram reduzidas em 60,9% e isso teve um impacto de 9% de queda na produção de veículos brasileiros”, diz o dirigente empresarial.

A Toyota, com fábricas em Sorocaba e Porto Feliz, confirmou em junho a demissão de 840 trabalhadores com o fim do terceiro turno, em consequência da queda nas exportações.

Em relação aos próximos meses, Syllos tem boa expectativa. “Esperamos que com a efetivação da reforma da Previdência novos investimentos cheguem ao País, fomentando a retomada da economia e o crescimento do setor industrial.”

No Estado

A indústria paulista fechou 13 mil postos de trabalho em junho. No entanto, mesmo com esse resultado negativo no mês, o setor contabilizou saldo positivo no primeiro semestre, com a abertura de 2.500 vagas.

Entre os segmentos acompanhados pela pesquisa, 77% apresentaram variações negativas, com quatro contratando, 17 demitindo e um permanecendo estável.

Os principais destaques negativos foram veículos automotores, reboque e carroceria, com 2.260 demissões; produtos alimentícios, com fechamento de 2.074 vagas; e confecção de artigos do vestuário e acessórios, com desligamento de 1.305 trabalhadores.

No campo positivo ficaram, principalmente, produtos diversos (318); bebidas (199) e celulose, papel e produtos de papel (156).

Entre as 37 diretorias regionais, 76% apresentaram resultados negativos. A que mais demitiu em junho foi São Paulo, com 2.050 vagas a menos, sob influência principalmente dos segmentos de confecções e artigos de vestuário e máquinas e materiais elétricos.

A pesquisa do nível de emprego da indústria paulista é realizada pelo Ciesp/Fiesp por meio do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (Depecon) e das diretorias regionais. (Da Redação)