Buscar no Cruzeiro

Buscar

Indústria da região mantém ritmo e cria 300 postos de trabalho

24 de Junho de 2019 às 22:31

Indústria da região cria 300 empregos Sorocaba ficou entre 9 regiões de SP que contrataram em maio. Crédito da foto: Felipe Pinheiro / Arquivo Secom (2/8/2018)

A indústria paulista eliminou 6.500 empregos em maio, conforme dados do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Foi a primeira queda no ano, após quatro meses de crescimento nas contratações. Em sentido oposto, a região de Sorocaba, formada por 48 municípios, criou 300 postos de trabalho no mês e ficou entre as nove diretorias regionais do Ciesp com saldo positivo. Do total de 37 diretorias regionais, a maioria (26) apresentou números negativos.

O levantamento do Ciesp indica que no acumulado de 2019, a região de Sorocaba teve um aumento de 250 vagas. Nos últimos 12 meses, também houve um aumento de 250 postos. Os segmentos industriais da região com melhor desempenho em contratações no mês passado foram confecção de artigos do vestuário e acessórios (4,21%), máquinas e equipamentos (1,32%), produtos químicos (1,06%) e produtos alimentícios (0,47%).

De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, por meio da assessoria de imprensa da entidade, o desempenho positivo em maio é reflexo de novas empresas que se instalaram na região nos últimos meses. “A região de Sorocaba é uma das mais bem preparadas do Brasil para receber novos investimentos de empresas nacionais e multinacionais. Isso porque oferece mão de obra qualificada aliada a uma infraestrutura excelente e boa qualidade de vida”, observa Syllos.

A maior parte das demissões confirmadas pela Toyota em Sorocaba e Porto Feliz (840 no total), conforme noticiado na semana passada, deverão ser efetivadas até agosto, e com isso influenciar negativamente no nível de emprego regional da indústria nos próximos meses.

No Estado, a sazonalidade dos segmentos de vestuário, couro e calçados, com o fim da produção da coleção outono e inverno, influenciou para o resultado negativo. Segundo José Ricardo Roriz, 2º vice-presidente da Fiesp/Ciesp, “além da reforma da Previdência, tomadas de ações de curto prazo são fundamentais para estimular a retomada da atividade econômica e industrial”. (Da Redação)