Buscar no Cruzeiro

Buscar

Índice do aluguel sobe 8,24% em 12 meses

31 de Julho de 2018 às 13:28

IGP-M é usado como referência para reajuste de contratos. Crédito da foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado como referência para correção de contrato de aluguel residencial, desacelerou para 0,51% em julho, contra 1,87% no mês anterior. No acumulado de 12 meses, porém, a alta é de 8,24%, acima do valor de 6,92% registrado em junho, informou ontem a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, apresentou variação positiva de 0,50%, contra 2,33% no mês anterior.

O destaque ficou para os Produtos Agropecuários, cujos preços recuaram 1,83%, depois de terem subido 3,03% em junho. A FGV informou ainda que o Índice de Preços ao Consumidor, que tem peso de 30% no índice geral, desacelerou a alta a 0,44%, contra 1,09% antes, com recuo em sete das oito classes de despesa que compõem o índice. A principal contribuição para o movimento veio do grupo de alimentação, que registrou queda de 0,19%, ante avanço de 1,55% no mês anterior.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis. O reajuste de julho deve ser utilizado em contratos que vencem em agosto, cujo pagamento ocorre em setembro. Para o inquilino, no entanto, vale negociar reajuste menor ou até nenhum reajuste, se na cidade houver grande oferta de imóveis para alugar. (Folhapress e Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos