Buscar no Cruzeiro

Buscar

Indicadores do mercado de trabalho mostram piora em agosto, diz FGV

06 de Setembro de 2018 às 11:29

Os resultados dos indicadores mostram pouco otimismo em relação a contratações futuras. Crédito da foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Os dois indicadores sobre mercado de trabalho da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostraram piora de julho para agosto deste ano. O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), que busca antecipar tendências do mercado de trabalho com base na opinião de consumidores e de empresários da indústria e de serviços, caiu 0,4 ponto. Esta foi a sexta queda consecutiva do indicador, que atingiu 94,3 pontos em agosto, em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde dezembro de 2016 (90 pontos).

Segundo o economista da FGV Fernando de Holanda Barbosa Filho, a queda reflete “o fraco crescimento econômico do ano de 2018, bastante inferior ao esperado”. Segundo ele, as incertezas sobre o processo eleitoral e sobre o desempenho econômico no ano que vem também são fatores que explicam as expectativas pouco otimistas em relação a contratações futuras.

Em outra pesquisa sobre mercado de trabalho, o Indicador Coincidente de Desemprego, medido com base na opinião dos consumidores sobre o desemprego, aumentou 0,2 ponto e chegou a 96,3 pontos, em uma escala de zero a 200 em que quanto maior a pontuação pior é o resultado. (Vitor Abdala – Agência Brasil)

Galeria

Confira a galeria de fotos