Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guedes prevê juros de até 15% caso não haja teto de gastos

14 de Maio de 2019 às 23:24

Sobre o salário mínimo, o ministro disse que seria uma insanidade falar que a população que vive com essa renda é favorecida. Crédito da foto: Mandel Ngan/AFP (18/03/2019)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que se não houver teto de gastos, os juros podem subir para o patamar de 10% ou 15%. "Isso é um dilema terrível que nós temos. Temos de funcionar o corte de gasto não em cima dos mais pobres, mas onde estão as folgas, as isenções. Nós vamos chegar lá", afirmou ele, durante audiência da Comissão Mista de Orçamento (CMO), nesta terça-feira (14).

Ao criticar os bilhões de reais dados em isenções a setores e empresas em outros governos, o ministro disse também que discorda da produção de bilionários no País. "Nunca deveríamos usar recursos públicos para produzir campeões nacionais, bilionários, favorecimentos. É uma deformação, uma disfunção, bota recurso naquele banco e sai dando dinheiro para bilionário para ver se ele fica mais rico ainda", destacou ele.

Guedes ressaltou ainda que as isenções serão atacadas no "devido tempo". Sobre o salário mínimo, o ministro disse que seria uma insanidade falar que a população que vive com essa renda é favorecida. "Por definição, é o menos favorecido. Estamos observando o que está acontecendo", esclareceu ele, lembrando que neste momento o déficit está crescendo e inviabiliza ações nesse sentido. Disse ainda que há um problema "galopante que engole tudo", que é a Previdência. (Estadão Conteúdo)