Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guedes: governo tem que voltar às reformas

19 de Novembro de 2020 às 00:01

Guedes: governo tem que voltar às reformas Crédito da foto: Sérgio Lima / Arquivo AFP (18/3/2020)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reiterou ontem a promessa de derrubar a partir do ano que vem a dívida pública como proporção do Produto Interno Bruto (PIB), enfatizando também que o governo não vai permitir uma evolução do endividamento em bola de neve.

Ao participar de premiação da revista Exame, o comandante da equipe econômica apontou o “superendividamento” do governo brasileiro para defender o avanço da agenda de reformas.

“O governo brasileiro está superendividado ... Tem que voltar à trilha das reformas”, afirmou Guedes, prometendo, no mesmo evento, colocar um freio na escalada da dívida pública após a explosão dos gastos no combate à pandemia.

“Não vamos nos endividar em bola de neve. A dívida só subiu por conta da Covid-19. No primeiro ano do governo 2019, derrubamos a relação divida/PIB. Vamos em 2021 derrubar a dívida/PIB de novo”, assegurou o ministro da Economia.

Durante o evento, do qual participou com um vídeo gravado, Guedes reafirmou que o governo segue um programa liberal-democrata e não vai aumentar impostos. Sobre o tema, repetiu que a intenção é desonerar a folha salarial das empresas, onde recai uma tributação que funciona como, conforme classificou, uma “arma de destruição em massa de empregos”.

Ao salientar que o Brasil vai conseguir escapar da armadilha do baixo crescimento, Guedes apontou as atualizações de marcos regulatórios promovidas durante o governo como o detonador de um “choque de investimentos” na área de infraestrutura.

“Nosso desafio é transformar a onda de consumo que tirou o Brasil do choque da Covid em crescimento autossustentável, já a partir do ano que vem.” (Estadão Conteúdo)