Economia

Governo chama peritos ao trabalho presencial no INSS

A decisão foi tomada após as resistências de peritos em retornar ao trabalho presencial nas agências do INSS
Governo chama peritos ao trabalho presencial
Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (26/11/2018)

Diante das resistências de peritos em retornar ao trabalho presencial nas agências do INSS, o governo publicou em edição extra do Diário Oficial da União um edital de convocação para que os servidores retomem os atendimentos de forma imediata nas unidades listadas na publicação.

Segundo apurou o Broadcast, a publicação do edital é uma estratégia para driblar a ofensiva da Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP), que, segundo relatos internos do governo, orientou peritos a não abrirem os e-mails por onde os profissionais estavam sendo notificados a retornar a seus postos de trabalho presencial. A publicação em Diário Oficial torna pública a convocatória.

Na quinta-feira, o diretor-presidente da ANMP, Luiz Argolo, informou que os peritos não haviam sido convidados para as inspeções nas agências para verificar as medidas de segurança contra a Covid-19. A associação discorda dos protocolos adotados pelo INSS e, por isso, é contra o retorno ao trabalho. O Broadcast, porém, teve acesso a comunicações internas que mostram coordenadorias regionais do INSS solicitando a presença dos peritos médicos nessas inspeções.

Leia mais  Endividamento de famílias cresce em janeiro e chega a 66,5%

O edital traz como justificativa para a convocatória “o princípio da supremacia do interesse público sobre o particular”. O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, já avisou que quem for convocado e não comparecer terá o ponto cortado. Cerca de 1 milhão de brasileiros que aguardam perícia médica para receber o benefício. (Idiana Tomazelli – Estadão Conteúdo)

Comentários
Assuntos