Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ford confirma venda de fábrica para construtora

20 de Junho de 2020 às 00:01

Ford confirma venda de fábrica para construtora Empresa, especializada em logística, adquiriu a área. Crédito da foto: Miguel Schincariol / Arquivo AFP (20/2/2019)

A Ford assinou ontem memorando de intenções para a venda da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, com a Construtora São José, especializada em empreendimentos imobiliários logísticos e comerciais de alto padrão. O valor não foi revelado pela montadora, mas na terça-feira o prefeito da cidade, Orlando Morando, já tinha adiantado a informação e disse que o valor do negócio é de R$ 550 milhões.

Segundo Morando, a construtora informou que vai oferecer parte da área para uma montadora e parte para uma empresa de logística. A venda ocorre um ano e quatro meses após a empresa anunciar o encerramento da produção na unidade, em fevereiro de 2019. O encerramento total da produção ocorreu em outubro. A unidade produzia o automóvel Fiesta e caminhões, e empregava 2,8 mil trabalhadores.

O acordo é resultado de um processo de seleção que envolveu uma série de potenciais compradores, no qual a São José apresentou a melhor alternativa para a planta e para a região, de acordo com a Ford. A FRAM Capital atuou na estruturação financeira e estudos de viabilidade da operação.

Conforme fontes do mercado, as concorrentes, todas do ramo da construção, teriam sido Autonomy, Brookfield, GLP, Prologis e Exeter Property Group. No início das negociações, três montadoras se interessaram pela área -- duas chinesas e o grupo brasileiro Caoa, mas não houve acerto.

A Ford informa que conclusão do processo depende da realização de uma diligência conjunta, que deve ser completada no prazo de aproximadamente 90 dias.

“A assinatura desse memorando de intenções é um passo importante para a concretização da venda da fábrica de São Bernardo”, diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais. “Nós avaliamos uma série de alternativas e acredito que chegamos à melhor solução entre as opções disponíveis para atender as necessidades da região e gerar empregos. A São José é uma empresa grande e conceituada, com presença nacional, e tenho certeza de que será importante para São Bernardo do Campo”, completa. (Cleide Silva - Estadão Conteúdo)