Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fábrica da Toyota de Sorocaba entra em férias coletivas

05 de Julho de 2019 às 08:34

Trabalhadores da fábrica da Toyota, em Sorocaba. Crédito da foto: Yasuyoshi Chiba (9/8/2012)

A fábrica da Toyota em Sorocaba, que iniciou recentemente um processo de demissão de 740 funcionários eliminando o terceiro turno criado no final do ano passado, entra em férias coletivas na próxima quarta-feira (10). A empresa aproveitará o feriado de 9 de julho para emendar com as férias. Os trabalhos recomeçam no dia 22 de julho.

[irp posts="132770" ]

 

As férias coletivas de julho já estavam programadas desde o ano passado e fazem parte do calendário da empresa. Segundo a direção da Toyota, essa paralisação ocorre todos os anos, e abrange o pessoal de produção e administrativo, fato confirmado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). É nesse período que é feita a manutenção das instalações e equipamentos.

O terceiro turno será extinto no dia 3 de agosto. Até lá serão concluídas as 740 demissões da planta de Sorocaba atingindo principalmente trabalhadores temporários. A fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz vai demitir 100 funcionários.

Para desativar o terceiro turno, a montadora alega queda brusca nas exportações da marca, principalmente para o mercado argentino, e lento crescimento do mercado interno. Ontem, a direção da empresa informou que não estão programadas novas dispensas de trabalhadores. (Adalberto Vieira)