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Exportação de biscoitos e massas aumenta 49%

11 de Junho de 2020 às 00:01

Exportação de biscoitos e massas aumenta 49% Medidas de isolamento social contribuíram para as vendas. Crédito da foto: Divulgação

A exportação de biscoitos, massas, pães e bolos industrializados aumentou 49% no primeiro quadrimestre deste ano para 38,5 mil toneladas, na comparação com o volume vendido em igual período do ano passado. A indústria brasileira faturou 8% a mais com a comercialização externa dos produtos, somando US$ 50,2 milhões, segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). Os segmentos de biscoitos, massas e pães são os principais consumidores do trigo nacional.

O crescimento das vendas foi puxado principalmente pela valorização acentuada do dólar ante o real, de cerca de 30% no período, que tornou as exportações dos alimentos mais atraentes para os fabricantes brasileiros, avalia o presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão.

De acordo com a entidade, a elevação da receita não acompanhou a alta do volume vendido devido ao menor tíquete médio e do baixo valor agregado dos produtos exportados -- alternativa dos fabricantes para dar escala e competitividade às vendas. Os principais destinos foram Estados Unidos, Uruguai e Paraguai.

As medidas de isolamento para controle do novo coronavírus, que resultaram no fechamento de restaurantes e exigiram mais refeições em casa, também contribuíram para o crescimento das vendas externas, acrescenta o diretor da área de exportação da associação, Rodrigo Iglesias. “Houve um crescimento significativo nos produtos que propiciam alimentação dentro do lar. Segmentos como massas, misturas para pães e bolos, pães de queijo congelados, pães de forma, se fortaleceram nesse período de crise”, observa Iglesias. (Isadora Duarte - Estadão Conteúdo)