Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estudantes auxiliam no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda

19 de Abril de 2019 às 08:33

A iniciativa ocorre há dez anos e oferece aos alunos experiência profissional - Foto: Emídio Marques (19/04/2019)

Estudantes de Contabilidade da Escola Técnica (Etec) Fernando Prestes oferecem auxílio para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) até o dia 25 de abril. Os atendimentos são das 13h30 às 16h e das 19h30 às 21h. Para isso, a escola pede a doação de 1 kg de alimento.

De acordo com os professores da Etec, Benedita Maria Faria e Carlos Hingst Corrá, a iniciativa ocorre há dez anos e oferece aos alunos experiência profissional. Além disso, promove uma ação solidária, por meio da arrecadação de alimentos, e cidadã com o auxílio no preenchimento do IRPF. “É uma experiência profissional aliada à parte social, pois arrecadamos alimentos, e também a nossa contribuição à sociedade”, diz Benedita.

No ano passado, aproximadamente 300 pessoas foram atendidas pela iniciativa, que integra o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

A diretora de escola aposentada Maria Lúcia Proença Martins utiliza o serviço todos os anos. “Confio mais neles digitando do que eu fazendo sozinha”, conta. Para a professora Maria Solange de Oliveira, a qualidade do atendimento é um dos motivos para procurar a Etec.

O estudante Carlos Henrique Soares Muniz ressalta que a interação e as experiências obtidas no projeto serão importantes no mercado de trabalho e lembra ainda do caráter solidário da ação. “Ao mesmo tempo que ajudamos ao próximo, eles nos ajudam na experiência”, avalia.

O atendimento na Etec Fernando Prestes tem de ser agendado, pelo telefone (15) 3221-9677 ou pelo site www.etecfernandoprestes.com.br. A escola fica na rua Natal, 340, Jardim Paulistano.

Uniso

A Universidade de Sorocaba (Uniso) também faz auxílio gratuito para a declaração do Imposto de Renda. Os próximos atendimentos do DIRPF Solidário 2019 serão nos dias 25 e 26 de abril, das 19h às 21h30, no campus Cidade Universitária (km 92,5 da rodovia Raposo Tavares).

O projeto é desenvolvido pelos alunos do curso de Ciências Contábeis da Uniso, assim como por professores. O atendimento é para pessoas físicas com renda anual de no máximo R$ 40 mil. Não é necessário agendamento prévio. Os interessados deverão apresentar documentos pessoais, comprovantes de rendimentos de 2018, entre outros documentos exigidos pela Receita para o preenchimento. Serão atendidas pessoas por ordem de chegada, até os horários limites. (Da Redação)