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Entenda como os pequenos negócios estão se beneficiando com a democratização da tecnologia

18 de Fevereiro de 2020 às 13:06

O avanço da tecnologia agrega diversos benefícios. Com a criação de softwares especializados, pequenos negócios conseguem alavancar seus resultados, diminuindo o risco de fechar as portas mais cedo.

A democratização da tecnologia permite, entre tantas vantagens, um atendimento personalizado, ferramentas que auxiliam na gestão, um controle de funcionário assertivo, entre outros.

Outro fator importante é que se esses softwares não são gratuitos, vão se barateando ao longo do tempo. E nós sabemos o quanto é importante poupar quando um negócio é reduzido, correto?

Pensando nisso, trazemos neste artigo um contexto que explica o porquê de pequenos negócios estarem se beneficiando com a democratização da tecnologia. Despertamos sua curiosidade até aqui? Ótimo! Basta continuar com a leitura!

O que seria a democratização da tecnologia?

Antes de saber por que as pequenas empresas se beneficiam com o auxílio de ferramentas digitais, é preciso entender o que seria essa democratização da tecnologia.

Ela pode ser definida como uma facilidade maior ao acesso de novos processos digitais e gadgets eletrônicos. Agora, não apenas a alta classe possui acesso à tecnologia nova no mercado, mas também a classe média e até mesmo a classe baixa.

Com isso, pequenos empresários conseguem automatizar processos que podem ser realizados rapidamente por um smartphone ou notebook pessoal.

Hoje, a tecnologia já não é mais uma estranha, mas, sim, uma aliada. O resultado é a praticidade na hora de resolver problemas que, anteriormente, eram demorados e burocratizados.

Como as pequenas empresas se beneficiam?

Chegamos ao ponto alto deste artigo. Nos tópicos abaixo, você entenderá como as pequenas empresas estão tirando vantagens com a democratização da tecnologia.

Caso você seja um empresário iniciante, utilize este conteúdo para se inspirar. Confira:

Atendimento personalizado

Não é segredo para ninguém que fidelizar o público é a chave para o sucesso de qualquer negócio, correto? Com a democratização da tecnologia, aquela comunicação fechada e normal precisa ser deixada de lado, os customers precisam se sentir parte importante da empresa.

Por isso, o atendimento personalizado cai como uma luva. Ele pode ser realizado por mensagens automáticas, por aplicativo de mensagens — como é o caso do WhatsApp Business — ou até mesmo pelo e-mail, por meio de ferramentas que organizam todo o fluxo.

Assim, os clientes terão suas necessidades atendidas e interesse para fechar negócio em uma próxima oportunidade.

Ferramentas de gestão

As ferramentas de gestão auxiliam na facilitação de processos comuns de qualquer negócio. O diferencial é que tudo pode ser feito on-line — de forma segura, sem perda de dados — e por uma equipe reduzida.

As vantagens são: saber se o seu negócio está em dia perante a Lei, lançar dados da empresa periodicamente, lançar o holerite dos funcionários, criar processos de gestão e liderança, entre outros.

Reposição do estoque

Existem alguns softwares específicos que podem avisar quando o estoque de algum produto está acabando e precisa ser reposto. Essas ferramentas tiram a preocupação de uma checagem manual desnecessária, economizando com mão de obra e otimizando o tempo.

Eles estão presentes tanto em aplicativos para smartphones quanto em sites na web. Ou seja, o acesso é simplificado. Basta escolher o meio pelo qual ele será acessado.

Controle do trabalho realizado

É preciso medir o desempenho dos funcionários para averiguar que nenhum processo esteja em falta. E, acredite, a democratização da tecnologia também auxilia quem necessita de um controle maior.

Os softwares conseguem mencionar todos os pontos por meio de sistemas de geolocalização e reconhecimento facial, desde os procedimentos simples, como bater o ponto, até os mais complexos, como saber se o colaborador esteve em determinado lugar.