Buscar no Cruzeiro

Buscar

Emprego na indústria local melhora em 2018

19 de Janeiro de 2019 às 12:34
Marcel Scinocca [email protected]

 

Indústrias da região deixaram para trás um saldo negativo de 7.500 vagas em 2017 . Crédito da foto: Felipe Pinheiro/ Secom

 

Diferentemente do resultado do Estado de São Paulo, que terminou 2018 com o fechamento de 38.500 postos de trabalho, a indústria da região de Sorocaba registrou mais contratações do que demissões, conforme os dados divulgados ontem pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). No ano passado o saldo foi de cerca de 1.150 vagas na região, apesar de um desempenho ruim em dezembro, coincidentemente com o mesmo número de demissões: 1.150.

A regional do Ciesp em Sorocaba abrange 48 municípios. Conforme os dados, houve abertura de novos postos de trabalho em oito dos doze meses de 2018.

De acordo com o diretor regional do Ciesp, Erly Domingues de Syllos, o setor industrial foi o mais penalizado com a crise dos últimos anos, mas já mostra sinal de melhora. Conforme ele, a crise começou no segundo semestre de 2014 e seguiu de forma severa até 2017. “Em 2018 começou o superávit. É um número muito tímido, mas dá uma ênfase muito forte”.

O diretor do Ciesp observa que se não fosse o resultado negativo de dezembro, o número de novos postos de trabalhos seria muito maior no ano passado. Ele pondera, entretanto, que fatores como férias coletivas fazem com haja redução na atividade durante o mês e, em consequência, menos contratações.

Para ele, a região de Sorocaba teve bom desempenho no Estado devido a fatores como mão de obra qualificada, logística privilegiada, proximidade com aeroportos e a política agressiva do município para atrair e manter empresas na cidade. “Com tudo isso, forma-se um resultado bem diferente do Brasil e do Estado de São Paulo”, afirma.

Syllos diz que a expectativa para 2019 é boa. “Com certeza 2019 é um ano de otimismo. A confiança aumentou bastante. Há a expectativa de geração de muitos postos de trabalho e a região de Sorocaba terá um destaque maior nisso”, termina.

O resultado de 2018 nada lembra o cenário negativo de 2017, quando 7.500 postos de trabalho foram fechados na indústria da região de Sorocaba.

Dezembro

Com o fechamento de 1.050 postos de trabalho, o mês de dezembro foi influenciado pelas variações negativas das indústrias de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos -- que apresentou o pior resultado --, além das indústrias de veículos automotores e autopeças e confecção de artigos do vestuário e acessórios.