fbpx
Economia

Emprego na indústria local melhora em 2018

Enquanto no Estado desempenho foi negativo, região de Sorocaba teve mais de mil contratações

 

Indústrias da região deixaram para trás um saldo negativo de 7.500 vagas em 2017 . Crédito da foto: Felipe Pinheiro/ Secom

 

Diferentemente do resultado do Estado de São Paulo, que terminou 2018 com o fechamento de 38.500 postos de trabalho, a indústria da região de Sorocaba registrou mais contratações do que demissões, conforme os dados divulgados ontem pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). No ano passado o saldo foi de cerca de 1.150 vagas na região, apesar de um desempenho ruim em dezembro, coincidentemente com o mesmo número de demissões: 1.150.

A regional do Ciesp em Sorocaba abrange 48 municípios. Conforme os dados, houve abertura de novos postos de trabalho em oito dos doze meses de 2018.

De acordo com o diretor regional do Ciesp, Erly Domingues de Syllos, o setor industrial foi o mais penalizado com a crise dos últimos anos, mas já mostra sinal de melhora. Conforme ele, a crise começou no segundo semestre de 2014 e seguiu de forma severa até 2017. “Em 2018 começou o superávit. É um número muito tímido, mas dá uma ênfase muito forte”.

Leia mais  Shopping vive nova fase de expansão

O diretor do Ciesp observa que se não fosse o resultado negativo de dezembro, o número de novos postos de trabalhos seria muito maior no ano passado. Ele pondera, entretanto, que fatores como férias coletivas fazem com haja redução na atividade durante o mês e, em consequência, menos contratações.

Para ele, a região de Sorocaba teve bom desempenho no Estado devido a fatores como mão de obra qualificada, logística privilegiada, proximidade com aeroportos e a política agressiva do município para atrair e manter empresas na cidade. “Com tudo isso, forma-se um resultado bem diferente do Brasil e do Estado de São Paulo”, afirma.

Syllos diz que a expectativa para 2019 é boa. “Com certeza 2019 é um ano de otimismo. A confiança aumentou bastante. Há a expectativa de geração de muitos postos de trabalho e a região de Sorocaba terá um destaque maior nisso”, termina.

Leia mais  Receita libera consulta a lote de restituição na próxima segunda

O resultado de 2018 nada lembra o cenário negativo de 2017, quando 7.500 postos de trabalho foram fechados na indústria da região de Sorocaba.

Dezembro

Com o fechamento de 1.050 postos de trabalho, o mês de dezembro foi influenciado pelas variações negativas das indústrias de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos — que apresentou o pior resultado –, além das indústrias de veículos automotores e autopeças e confecção de artigos do vestuário e acessórios.

Comentários