Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em cinco meses, Sorocaba anuncia mais de R$ 1 bi em investimentos

15 de Dezembro de 2019 às 06:54

Sorocaba recebeu, ao longo dos últimos cinco meses, investimentos da ordem de R$ 1,230 bilhão por empresas que se instalaram na cidade ou estão ampliando as bases já existentes, enquanto o total de empregos diretos e indiretos gerados ou que ainda deverão ser a partir desses investimentos chega a 6.120 novos postos de trabalho. Esse panorama foi exposto pela prefeita Jaqueline Coutinho durante um almoço de confraternização com empresários, políticos e outras personalidades da cidade e da região – oferecido pela regional Sorocaba do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) -, no Clube de Campo Sorocaba, nesta sexta-feira (13).

Durante o encontro, a prefeita destacou que Sorocaba fechou o mês de outubro com saldo positivo de 749 empregos gerados com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. Foi o segundo mês consecutivo em que o saldo (ou seja, o resultado da diferença entre admissões e desligamentos) fica no positivo. No período de 12 meses, Sorocaba já acumula um saldo de 2.119 novos postos de trabalhos gerados com carteira assinada.

Números que segundo a chefe do Executivo Sorocabano deverão aumentar, diante dos novos investimentos ocorridos nos últimos meses, além das diversas ações implementadas pela atual administração que definiu como prioridade, projetos e iniciativas que visam dar segurança jurídica e celeridade aos trâmites de processos que tratam desde a instalação e ampliação de empresas.

“Exemplos são as leis 12.103/2019, que estabelece diretrizes para incentivos fiscais para a região central da cidade e a número 12.099/2019, que trata de incentivos fiscais para indústrias e prestadores de serviço”, disse a prefeita, que completou: “Fundamental destacar que todo esse trabalho também não seria possível se não tivéssemos o apoio da classe empresarial da nossa cidade. Esses empresários não têm medido esforços para manter suas empresas em pleno funcionamento, garantindo não só investimentos para o município, mas também garantindo a manutenção de milhares de famílias que dependem desses empregos.”

Otimismo

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), Robson Coivo, também destacou o trabalho que vem sendo feito pela chefe do Executivo sorocabano. “A prefeita Jaqueline Coutinho tem priorizado as ações voltadas ao desenvolvimento e à qualidade de vida em nossa cidade. Sorocaba, segundo demonstram pesquisas de consultorias renomadas, é uma das melhores para se investir. Prova disso, são as empresas que nos procuram para instalar suas bases na cidade. Se não oferecêssemos essas condições, com certeza, não estariam interessadas em nossa cidade”, destacou o secretário.

O diretor-titular do Ciesp Sorocaba, o empresário Erly Domingues de Syllos, destacou a melhora da atividade econômica do país e parabenizou a atual administração municipal que, por meio da Sedetter, elevou Sorocaba para ranking altíssimo de empregabilidade no Estado de São Paulo. “Estamos otimistas em relação à melhora da atividade econômica, e os indicadores apontam para esse cenário. Sorocaba tem se destacado na atração de investimentos e na geração de empregos. Isso é reflexo de um trabalho em conjunto da Prefeitura com entidades como o Ciesp e as empresas que enxergam o potencial desta cidade para o crescimento econômico do país”, declarou. (Com informações da Secom)