Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia mundial dá sinais positivos

11 de Julho de 2020 às 00:01

Economia mundial dá sinais positivos Crédito da foto: Marcello Casal Jr. / Arquivo Agência Brasil

Após o baque provocado pela pandemia do novo coronavírus, os Barômetros Globais Coincidente e Antecedente da Economia subiram pela segunda vez consecutiva em julho, sinalizando uma retomada gradual da economia mundial, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Embora os números comecem a se distanciar do pior momento da crise, o cenário é ainda de grande incerteza, tanto no front econômico quanto no da saúde”, ressaltou a FGV, em nota.

O Barômetro Global Coincidente subiu 22,6 pontos em julho ante junho, ao passar de 50,4 pontos para 73 pontos. Já o Barômetro Global Antecedente cresceu 23,7 pontos, de 45,7 pontos para 69,3 pontos.

O Barômetro Coincidente reflete o estado atual da atividade econômica. O Barômetro Antecedente emite um sinal cíclico cerca de seis meses à frente dos desenvolvimentos econômicos reais. Os dois indicadores são produzidos pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV) em colaboração com o Instituto Econômico Suíço KOF da ETH Zurique.

Em julho, ambos os indicadores avançaram puxados pela melhora do ambiente econômico nas três regiões pesquisadas. A região da Ásia & Pacífico e África exerceu a maior influência para a alta do indicador Coincidente, enquanto o Hemisfério Ocidental foi o que mais contribuiu para o desempenho do indicador Antecedente. (Estadão Conteúdo)