Buscar no Cruzeiro

Buscar

Depósitos na poupança têm valor recorde

08 de Maio de 2020 às 00:01

Depósitos na poupança têm valor recorde Crédito da foto: Marcos Santos / USP Imagens

Em meio à crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, as famílias brasileiras fizeram mais depósitos do que saques na caderneta de poupança no mês passado. Dados do Banco Central mostram que, em abril, os depósitos líquidos somaram R$ 30,459 bilhões. Este é o maior volume de depósitos líquidos em um único mês em toda a série histórica do BC, iniciada em janeiro de 1995.

O mês de abril também foi o segundo consecutivo em que houve registro de depósitos líquidos. Em março, quando a pandemia do novo coronavírus fez com que o isolamento social se intensificasse, com reflexos sobre a atividade econômica, as famílias já haviam depositado R$ 12,169 bilhões líquidos na poupança.

Esta corrida para a caderneta é justificada pela postura das famílias em relação à crise e pelas ações do governo para manter a renda da população. O Banco Central vê o risco de que as famílias, com medo do desemprego e da redução da renda, aumentem depósitos em aplicações como a poupança, para formar um “colchão” em caso de emergências. Isso é visto com ressalvas, porque mais dinheiro na poupança significa menos consumo -- e ainda mais dificuldades para as empresas brasileiras. (Estadão Conteúdo)