Buscar no Cruzeiro

Buscar

Demitidos podem receber benefício

31 de Outubro de 2020 às 00:01

Demitidos podem receber benefício Waldery Rodrigues. Crédito da foto: Marcello Casal Jr. / Arquivo Agência Brasil (8/4/2020)

O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, confirmou ontem a existência de estudos para criar um benefício a trabalhadores demitidos durante a pandemia, mas que não tiveram acesso ao seguro-desemprego ou ao auxílio emergencial. “O governo está atento a esse tema”, disse Waldery. O secretário ressaltou, porém, que qualquer decisão seguirá diretrizes de respeitar o limite temporal de 2020 e atender a quem efetivamente precisa.

A medida está sendo discutida como uma contraproposta à demanda das centrais sindicais por uma prorrogação do seguro-desemprego em duas parcelas, que poderia ter um custo de até R$ 16,7 bilhões e não tem apoio do governo. Os números ainda estão sendo fechados pelos técnicos da área econômica, mas dados preliminares indicam cerca de 256 mil trabalhadores que perderam o emprego entre 20 de março e 30 de setembro e não tiveram direito ao seguro-desemprego nem conseguiram acesso ao auxílio emergencial pago a informais e pessoas sem trabalhar.

Ainda está em discussão se essas pessoas serão incluídas no auxílio emergencial, ou se receberão uma espécie de seguro-desemprego emergencial. (Estadão Conteúdo)