Contas digitais: quais vantagens e desvantagens?
Os serviços oferecidos pelos bancos digitais devem atender necessidades do correntista. Crédito da foto: Reprodução
Os bancos digitais chegaram ao mercado financeiro brasileiro com propostas ousadas e vantajosas em relação aos bancos tradicionais. Nubank, Neon e Inter são alguns dos bancos digitais que encontraram um público interessado nesta nova tendência. Como consequência, eles vêm registrando expansão.
A conta digital é controlada exclusivamente por aplicativo. As taxas são menores e, dependendo do banco ou do cliente, há isenção da tarifa de anuidade do cartão de crédito. O Nubank, por exemplo, registrou em 2019 cerca de R$ 400 milhões em investimento. As informações são da própria empresa.
As principais diferenças entre a conta digital e a tradicional é que na opção digital toda a movimentação é feita por aplicativo de celular. Também não existe atendimento em agências físicas. Exatamente por conta disso, as contas digitais oferecem vantagens como serviços gratuitos e tarifas mais baixas.
O interessado deve analisar se os serviços oferecidos pelos bancos digitais atendem as necessidades dos correntistas
Mas os especialistas alertam que, antes de abrir uma conta digital, o interessado deve analisar se os serviços oferecidos pelos bancos digitais atendem as necessidades dos correntistas. Pois nem todos os serviços oferecidos nos bancos tradicionais são ofertados pelos bancos digitais. Principalmente no caso de diferentes tipos de aplicações financeiras e opções de investimentos.
[irp posts="152005" ]
Já a principal desvantagem ou ponto que ainda precisa ser aperfeiçoado pelos bancos digitais é a questão do saque. Quem possui a conta digital tem que retirar dinheiro nos caixas eletrônicos 24 horas. Em alguns casos, pagar tarifa por isso, ou transferir o valor para a conta tradicional e sacar no caixa eletrônico da sua agência. O que significa que em muitos casos as pessoas que abriram contas digitais ainda permanecem com uma conta bancária tradicional.
Pacote de serviços
Para o economista e professor da Universidade de Sorocaba (Uniso), Marcos Antônio Canhada, antes de abrir uma conta digital o interessado precisa analisar se o pacote de serviços gratuitos oferecidos atende a sua necessidade bancária. “Se não atender, é melhor ele continuar com a conta tradicional, pois serviços fora do pacote, por exemplo, podem ser cobrados”, orienta.
De acordo com o economista, de uma forma geral as contas digitais são mais recomendadas para um grupo específico de clientes. “É ideal para quem não precisa de atendimento presencial nas agências e tem afinidade com a tecnologia, já que as contas digitais são movimentadas por aplicativos de celulares”, diz Canhada.
Redução de taxas atrai clientes
A maioria das contas digitais tem atrativos. São eles: a não cobrança da taxa de manutenção, transferências gratuitas para outros bancos (algumas podem cobrar pelo serviço), oferecem cartões de débito ou crédito (algumas cobram anuidade).
Adriane usa o suporte on-line para dúvidas. Crédito da foto: Acervo Pessoal
Serviços gratuitos e a redução de taxas foram o que atraiu a jornalista Adriane Cacielle de Souza, 36 anos, para abrir sua conta digital. Ela escolheu o banco Inter. “Ainda tenho a conta tradicional e vou manter até eu ter 100% de confiança na digital. Quando eu me sentir totalmente segura, daí vou migrar de vez.”
Adriane usa a conta digital para pessoas física e jurídica. Quando precisa falar com o banco, usa o suporte eletrônico.
Até hoje, não teve problemas. “Faço tudo on-line e de forma gratuita. Quando preciso sacar dinheiro eu transfiro o valor para a minha conta tradicional e faço o saque na agência do lado de casa. Também tenho gratuito até 100 TEDS e 100 boletos, então é super vantajoso”, afirma. Ela contou que abriu a conta digital pelo celular. Enviou fotos dos documentos e recebeu o contrato por e-mail. “Os bancos comuns cobram muitas taxas, pois têm toda uma estrutura para manter”, observa.
Daniele Sampaio abriu conta há cinco meses. Crédito da foto: Acervo Pessoal
A professora de idiomas Daniele Sampaio, 39, abriu há cinco meses sua conta digital no Nubank. Ela também mantém uma conta em um banco tradicional, mas está gostando das vantagens da conta digital.
Segundo Daniele, a transferência é gratuita para qualquer banco. “Eu optei por receber meu salário na minha conta digital e não pago nenhuma tarifa”, diz. Ela tem cartão de débito e usa para saques nos caixas 24 horas se precisar. No entanto, assim como Adriane, ela prefere transferir o dinheiro para a conta tradicional e fazer o saque no caixa eletrônico. (Ana Cláudia Martins)
Galeria
Confira a galeria de fotos