Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conta de luz poderá ser paga pelo sistema instantâneo PIX

21 de Agosto de 2020 às 00:01

Conta de luz poderá ser paga pelo sistema instantâneo PIX Sistema começa em novembro. Crédito da foto: Marcelo Casal Jr. / Arquivo ABR

O Banco Central (BC) firmou um acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para permitir o pagamento de faturas de conta de luz por meio do PIX. Trata-se do sistema brasileiro de pagamentos instantâneos.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) em evento virtual que contou com a participação do presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Com data de lançamento em 16 de novembro, o PIX permitirá o pagamento das contas de luz. Além disso, permite transferências 24 horas por dia nos 7 dias da semana, todos os dias.

“Fizemos um acordo de cooperação técnica com a Aneel", diz Neto. "Portanto são esses acordos iniciais que vão sedimentar a base para o PIX crescer de forma sustentável”, diz Neto.

Conforme o diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, João Manoel Pinho de Mello, já foram feitos acordos de uso do PIX com a Aneel e com o Tesouro Nacional. Contudo, outros estariam sendo discutidos.

O Pix

As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor. Não tem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

No Brasil, Pix é uma marca única, criada pelo Banco Central, e lançada em coletiva à imprensa em fevereiro de 2020.

O Pix estará disponível para a população brasileira a partir de novembro.

Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado.

Ajuda a baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes.

Vai promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

Em linha com a revolução tecnológica em curso, possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio e a redução do custo social relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel. ( Da Redação, com Fabrício de Castro - Estadão Conteúdo)