Buscar no Cruzeiro

Buscar

Congonhas terá sistema novo de desaceleração, 1º na América Latina

12 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Congonhas terá sistema novo de desaceleração, 1º na América Latina Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Crédito da foto: Divulgação / Decea

A pista principal do Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, será a primeira da América Latina a contar com a tecnologia do Sistema de Desaceleração com Materiais Projetados (EMAS, na sigla em inglês), estrutura que cria uma nova área de escape com blocos de concreto que se deformam quando uma aeronave ultrapassa o limite final da pista. A obra será viabilizada com recursos do governo federal. A ordem foi assinada na quarta-feira (10), pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

O investimento é de R$ 122,5 milhões e será feito pela Infraero, empresa que administra o aeroporto. Segundo o ministro, o investimento na nova estrutura é “sobretudo em segurança”.

“Já investimos na pista com a camada porosa de atrito, que aumenta a aderência das aeronaves e elimina o problema de aquaplanagem, e agora o EMAS, que será instalado nas duas cabeceiras‘, afirmou Freitas. De acordo com o dirigente, o novo sistema de segurança de pista agrega valor ao aeroporto, que será concedido em 2022.

O consórcio vencedor do processo licitatório foi Kibag/Conserva, formado pelas empresas Kibag Brasil, Conserva de Estradas e Kibag Airfield Construction AG. A nova área de escape foi dimensionada para desacelerar aeronaves em pouso que vierem a ultrapassar os limites da pista. (Estadão Conteúdo)