Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comércio de Sorocaba abre à noite a partir desta segunda (03)

02 de Dezembro de 2018 às 06:30

Comércio, otimista para o Natal, abre à noite Esperança de comerciantes é que este ano o volume de vendas seja maior do que em 2017. Crédito da foto: Fábio Rogério

O horário estendido de abertura das lojas do comércio central de Sorocaba deve ter início nesta segunda-feira (03). A informação é da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), que sugeriu a data aos comerciantes. Os lojistas que optarem por começar a nova rotina neste dia terão os estabelecimentos funcionando das 8h às 22h de segunda a sexta-feira e das 8h às 18h aos sábados.

O presidente da Acso, empresário Sérgio Reze, acredita que as vendas vão superar o desempenho na comparação com o ano passado: “Há uma expectativa muito boa.” Entre os fatores que levam a isso, ele enumera a eleição de outubro, que “dentro da normalidade democrática” definiu o novo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o novo Congresso Nacional.

[irp posts="49271" ]

 

Há otimismo entre comerciantes e consumidores, mas apesar de sinais de melhora na economia ainda percebe-se cautela. O gerente de uma loja de calçados, Jefferson Gomes da Silva, avalia que “a expectativa não é tão positiva, não, pois por mais que a gente queira ser otimista, a gente tem que ser realista.” Mas admitiu a projeção de trabalhar por um crescimento de 5% a 10% nas vendas em relação ao ano passado.

A proprietária de uma loja de roupas, Katia Aparecida Rodrigues, diz que a esperança é melhor em relação a 2017. “A gente não trabalha com uma porcentagem de aumento, mas aparentemente o povo vai começar a gastar um pouco mais, com menos medo”, prevê. Ela acredita, no entanto, que as pessoas tendem a priorizar o pagamento das contas antes de começar a comprar os presentes. “Contratamos apenas uma (funcionária) temporária por enquanto. Havendo necessidade, aumentaremos a equipe.” Katia também aumentou a quantidade de mercadorias no estoque à espera de boas vendas.

Comércio, otimista para o Natal, abre à noite Alexandre: temporários quase dobraram equipe de vendedores. Crédito da foto: Fábio Rogério

A loja de calçados em que trabalha o gerente Alexandre Lucas Martins apostou no sucesso das vendas. Com a chegada de colaboradores temporários, dobrou o quadro devido ao otimismo para o período. “O ano inteiro foi melhor e em dezembro esperamos crescimento de 10 a 15%”, afirma.

Martins descreve que o estabelecimento tem investido na estratégia de vender produtos mais baratos e de boa qualidade. “Os nossos clientes não compram mais produtos caros, vão na lógica do custo-benefício”, define ele, acrescentando que a tendência é de que no Natal de 2018 as pessoas presenteiem mais umas às outras.

Comércio, otimista para o Natal, abre à noite Everaldo vai comprar presentes para ele, esposa e filha. Crédito da foto: Fábio Rogério

O aposentado Everaldo Silva de Araujo, 58 anos, estava de olho nas vitrines. Apesar de dizer que “financeiramente o País não está muito bem”, ele brinca que “querer é poder”, para indicar que deve comprar presentes neste Natal. “Devo comprar para mim mesmo, para a minha esposa e filha, mas tudo de última hora”, comenta.

O vigilante Mauro Alves dos Santos, 46, considera que “este ano está difícil”. Apesar de agradecer por estar empregado, ele cita que será o momento de priorizar as contas. Com o que sobrar do dinheiro vai presentear os familiares mais próximos.

Centro comercial da cidade já vive intensa movimentação

Nas ruas e diante das vitrines, o consumidor também reflete as expectativas entre otimismo e cautela. A funcionária pública municipal Ana Lúcia Bitencourt Rosa, o supervisor comercial César Felizardo e o operador de máquina Vanderlei de Amorim, por exemplo, sem se conhecerem, foram ao centro comercial da cidade ontem de manhã, mas com objetivos diferentes.

Comércio, otimista para o Natal, abre à noite Ana levou presentes para festa de crianças em igreja. Crédito da foto: Fábio Rogério

Ana Lúcia levava sacolas com presentes, César foi fazer pagamentos em lojas por compras anteriores e Vanderlei tinha a disposição de “fazer comprinhas, mas bem de leve”.

A funcionária pública disse que comprou presentes para a festa das crianças que acontecerá na Igreja Católica da Vila Jardini. “É só o começo (das compras de Natal)”, deixou claro Ana Lúcia. Por sua vez, César pretende fazer compras de Natal só mais perto da data, em torno de 20 de dezembro, para a brincadeira de amigo secreto que a família e amigos realizam, no ano-novo. “Não comemoro o Natal, não acredito em data comemorativa do Natal, mas prestigio o Réveillon”, disse César, que foi ao Centro com a esposa e dois dos quatro filhos.

Vanderlei disse que gosta e prestigia o Natal. Para ele, mais que uma data comercial, “o principal é o nascimento de Jesus”. (Esdras Felipe Pereira e Carlos Araújo)

Galeria

Confira a galeria de fotos