Buscar no Cruzeiro

Buscar

CNI: indústria inovadora reage melhor à pandemia

09 de Dezembro de 2020 às 00:01

CNI: indústria inovadora reage melhor à pandemia Crédito da foto: Ricardo Almeida / ANPR

A pandemia está sendo a prova dos nove para mostrar que as chamadas indústrias 4.0 -- aquelas que incorporam em larga escala tecnologias digitais na produção -- são mais resilientes à crise. Em meio às turbulências desde março, essas empresas conseguiram atingir melhores resultados comparados aos da manufatura tradicional.

As indústrias 4.0 lucraram mais e mantiveram ou até ampliaram as contratações de trabalhadores em relação ao período pré-pandemia. Resultado: hoje estão com melhores perspectivas de faturamento para 2021. Isso é o que revela uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foram ouvidas cerca de 500 indústrias, de todos os portes.

A pesquisa revela que 54% das indústrias que adotaram de uma a três tecnologias digitais na produção registram hoje um lucro igual ou maior que no período pré-pandemia. Esse resultado está sete pontos porcentuais acima do registrado pela indústria analógica.

A tendência se repete nas contratações. No mês passado, 30% das indústrias que adotaram até três tecnologias digitais tinham ampliado os quadros de funcionários em relação ao período pré-pandemia. Já o aumento do emprego na manufatura tradicional ocorreu com fatia menor, 21% das empresas, na mesma base de comparação. (Estadão Conteúdo)