Buscar no Cruzeiro

Buscar

China alerta para perigo de sementes via Correios

02 de Outubro de 2020 às 00:01

A Embaixada da China em Brasília emitiu ontem um alerta sobre indícios de fraude em pacotes com sementes de plantas, cuja origem é suspeita -- e chegaram ao Brasil por via postal.

“Uma verificação preliminar constatou que as etiquetas de endereçamento apresentam indícios de fraude, com erros no código de rastreamento e em outros dados”, afirmou a Embaixada, em nota oficial. Informado, o Ministério da Agricultura brasileiro pediu que os pacotes não sejam abertos pelos destinatários.

O governo de Pequim se disse disposto a “cooperar com a investigação de autoridades brasileiras” a respeito. Sementes, advertem os chineses, são artigo de envio proibido ou restrito para países da União Postal Universal. “E os Correios de China seguem rigorosamente as disposições e vetam o transporte postal de sementes”, acrescentam.

O recebimento desses pacotes, nos últimos dias, foi informado por moradores do Distrito Federal e de Estados como Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Rondônia. Eles alegam não ter feito as compras e não reconhecem os remetentes. Já foram pelo menos 36 casos, conforme o governo federal. Houve relatos semelhantes, nos últimos meses, em países como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. (Estadão Conteúdo)