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Centro de pesquisa da Schaeffler desenvolve tecnologias em mobilidade

02 de Setembro de 2018 às 14:25

Centro de pesquisa da Schaeffler contribui para desenvolver tecnologias em mobilidade O protótipo Schaeffler Mover é altamente automatizado e as rodas viram em 90 graus. Crédito da foto: Divulgação Schaeffler

Ao completar 60 anos no Brasil, a Schaeffler direciona seu foco para a inovação. No centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sorocaba foram sete patentes registradas e mais 193 notificações de inventos em 2017. Em nível global, a empresa busca ir além do papel de uma fornecedora de mecânica de precisão para se tornar uma fornecedora de soluções. A empresa adota a estratégia “mobility for tomorrow” (mobilidade para o futuro).

As quatro áreas estratégicas de atuação são os veículos ecológicos, mobilidade urbana, mobilidade interurbana e cadeia energética. Em todos os projetos o enfoque é em tecnologia e sustentabilidade.

Centro de pesquisa da Schaeffler contribui para desenvolver tecnologias em mobilidade A fábrica da empresa em Sorocaba fica na avenida Independência, na zona industrial. Crédito da foto: Divulgação Schaeffler

A empresa está em Sorocaba desde 1975, com a chegada da Luk. Atualmente, tem unificadas as suas marcas (Luk, INA, FAG e Ruville) sob a marca corporativa global Schaeffler. Na cidade, são mais de 3.500 funcionários em duas fábricas e um centro de pesquisa. Em todo o mundo são 72 plantas e 18 centros de pesquisa e desenvolvimento, que empregam 92 mil pessoas em 50 países.

Centro de pesquisa da Schaeffler contribui para desenvolver tecnologias em mobilidade Zavanella: empresa produz componentes para as montadoras. Crédito da foto: Divulgação Schaeffler

O presidente e CEO da Schaeffler América do Sul, Marcos Zavanella, ressalta que em 2017 a empresa teve 2.382 patentes registradas em todos os países de atuação. “Isso nos coloca na Europa como a segunda empresa com maior número de inovações e pedidos de patentes”, diz.

“Nós estamos no meio de uma revolução industrial”, avalia Claudio Castro, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento na América do Sul. Ele observa que muitas indústrias se viram diante de transformações tecnológicas e comportamentais e não conseguiram assimilar a nova realidade. “A transformação está acontecendo e precisamos estar preparados para ela.” O diretor aponta que na região de Sorocaba há uma boa oferta de mão de obra qualificada, necessária para esse tipo de trabalho.

“Estamos no meio de uma revolução industrial”, diz Castro. Crédito da foto: Divulgação Schaeffler

Na mobilidade urbana, a empresa projeta soluções que vão desde módulos híbridos e eixo elétrico até a roda elétrica, que podem ser utilizados em veículos híbridos e carros totalmente elétricos. Aplicadas em conjunto, as tecnologias seriam capazes de reduzir em 10% as emissões de dióxido de carbono.

A empresa tem o protótipo de um veículo, o Schaeffler Mover, altamente automatizado, pequeno e para uso urbano. Com acionamento do cubo de roda e sistema de direção de 90 graus, oferece uma plataforma para uma ampla variedade de conceitos de veículos, como robô-táxis ou veículos de transporte autônomos. Zavanella destaca, porém, que a empresa não pretende produzir veículos para o mercado e sim desenvolver os componentes e soluções para as montadoras.

O presidente da Schaeffler na América do Sul observa que muito além dos consagrados rolamentos e embreagens para veículos, a empresa produz soluções para diversos setores, como a London Eye (a famosa roda gigante de Londres), a Fórmula E, coletores solares e até para uma sonda que foi a Marte. Os esforços da empresa resultaram em um crescimento de 5% das vendas entre 2006 e 2017, segundo Zavanella.

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