Economia

Carrefour compra 30 lojas da rede Makro no Brasil

As unidades adquiridas devem ser convertidas em Atacadão em até 12 meses
Carrefour compra 30 lojas da rede Makro
Acordo exclui Estado de São Paulo e é de R$ 1,95 bi. Crédito da foto: Divulgação

O Carrefour anunciou a compra de 30 lojas do Makro, por R$ 1,95 bilhão. Com o negócio, a gigante francesa de supermercados dá um salto na operação de atacarejo com a bandeira Atacadão e, somado com a abertura de 20 lojas prevista para 2020, ganha o equivalente a um ano e meio de faturamento numa tacada só, segundo o presidente do grupo Carrefour, Noël Prioux. Já o Makro diz que vai focar sua atuação no mercado de São Paulo.

“Essa transação é o movimento mais importante para o Grupo Carrefour no Brasil desde a compra do Atacadão em 2007”, afirmou, em comunicado, Alexandre Bompard, presidente do Conselho de Administração do Grupo Carrefour. A negociação vai permitir maior atuação da rede no Rio de Janeiro, com sete lojas, e nos Estados do Nordeste, com oito lojas.

Leia mais  Carrefour anuncia aquisição de 30 lojas do Makro por R$ 1,95 bilhão

 

As unidades adquiridas devem ser convertidas em Atacadão em até 12 meses. Dos R$ 62 bilhões que o Carrefour faturou em 2019, R$ 42 bilhões vieram dessa bandeira. Com o novo investimento, o grupo vai aumentar de 187 para 217 as lojas Atacadão. O Carrefour teria a intenção de aproveitar ao menos parte dos funcionários do Makro nas lojas do Atacadão.

O Makro, que pertence ao grupo holandês SHV, não vai sair do País. O objetivo, segundo Roger Laughlin, presidente da companhia, é focar as operações em São Paulo, com 24 unidades. Com a venda das 30 unidades para o Carrefour, o Makro passa a ter 38 lojas.

Em Sorocaba há duas lojas Makro, que continuam com o grupo SHV, e uma loja Atacadão, do grupo Carrefour. (Estadão Conteúdo e Redação)

Comentários