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Buscas na internet para Black Friday já superam 2019

11 de Outubro de 2020 às 00:01

Buscas na internet para Black Friday já superam 2019 Consumidor está focado em preços baixos e pesquisando produtos com bastante antecedência. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (24/11/2017)

Em 2019, a semana da Black Friday foi o pico de buscas no Google para 72% das macro categorias do varejo. Neste ano, entre os dias 26 de agosto e 22 de setembro, 19 das 29 categorias analisadas pelo Google já registraram um volume de buscas que supera a Black Friday de 2019. Categorias como móveis e decoração -- que estavam no pico de aumento de buscas da sexta-feira de ofertas no ano passado -- estão 22% e 51% acima do registrado na última edição do evento. Já alimentos e bebidas, que não registravam picos durante a Black Friday, estão hoje num novo patamar de buscas, 40% e 23% acima da data de promoções de 2019.

Para a diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil, Gleidys Salvanha, esse crescimento não significa que as compras estejam antecipadas, o que minguaria a data. Pelo contrário, os indícios são de uma Black Friday histórica. “A data tem acontecido há mais tempo e o consumidor tem ficado mais maduro. Olhando o patamar que as buscas chegaram, não faz sentido cair”, diz.

O maior volume de compras on-line e buscas esperados para essa Black Friday, porém, vem mais da evolução do e-commerce, do que de um momento de confiança do consumidor. “Pelo que vimos, essa data será de um consumidor mais cauteloso”, afirma Gleidys. Isso porque o consumidor está focado em preços baixos e pesquisando com antecedência.

Segundo os dados do Google, a pandemia aumentou ainda mais o interesse dos internautas por promoções. A partir de abril, as buscas no Google relacionadas ao tema subiram e cresceram 38% entre abril de julho de 2020 ante o mesmo período no ano passado, enquanto entre janeiro e março, as buscas por promoções estavam 28% menores que no primeiro trimestre de 2019. O volume de buscas pelo termo “cupom” é 35 vezes maior que por “cashback”, mas o interesse por termos relacionados a “cashback” cresce em um ritmo mais acelerado: 74% ano a ano; enquanto a procura por cupom avança 30% ano a ano.

Outra tendência acelerada pela pandemia foi o aumento expressivo do interesse por frete grátis no buscador. Em julho deste ano, o tema já era 118% maior do que no mês da Black Friday de 2019. O frete expresso também ganhou relevância no período e, segundo o Google, terá um papel importante na temporada e principalmente no Natal, em razão das compras de última hora. Aliás, essa pressa faz o consumidor optar por estratégias multicanais, como o clique & retire.

De olho no movimento, a Google vai permitir que varejistas e marcas exibam seus produtos gratuitamente na aba do Google Shopping. A partir da segunda quinzena de outubro, a novidade estará disponível no Brasil. (Talita Nascimento - Estadão Conteúdo)