Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bardella suspende temporariamente atividades em Sorocaba

03 de Fevereiro de 2019 às 16:30

Bardella suspendeu temporariamente as atividades. Crédito da Foto: Divulgação/SMetal Bardella suspendeu temporariamente as atividades. Crédito da Foto: Divulgação/SMetal

A Bardella, uma das mais tradicionais indústrias de Sorocaba, e que está presente na cidade desde 1973, está com suas atividades momentaneamente suspensas, e com aproximadamente 60 colaboradores mobilizados na planta de Sorocaba. A informação é da própria empresa, que foi questionada pelo Cruzeiro do Sul sobre a atual situação.

Afetada pela crise econômica dos últimos anos, a empresa apresentou dificuldades para manter os funcionários na planta local, que fica no bairro Iporanga, na avenida Antônio Bardella. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), a empresa entrou em crise e desde 2016 começou a atrasar salários e pagamento das verbas rescisórias.

“Em 2017 passou a dispensar e não pagar verbas rescisórias. O sindicato entrou com as providências para que os salários e demais direitos fossem assegurados, mas no ano passado a empresa dispensou um grande número de trabalhadores e paralisou as atividades. Os processos estão sendo resolvidos na Justiça do Trabalho. Ao todo, são mais de 200 processos individuais de trabalhadores e a empresa continua paralisada”, disse a entidade por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa.

Já a empresa afirma que “devido à redução de investimentos em infraestrutura, a carteira da Bardella reduziu-se significativamente”. “Ainda assim, a Bardella buscou manter seu corpo de colaboradores nas operações, aguardando a retomada da economia, porém o contrato com a Marinha do Brasil, que estava sendo fabricado na planta de Sorocaba, foi rescindido por decisão da Marinha. Assim a empresa não teve outra alternativa além de reduzir seu quadro de colaboradores que trabalhavam no projeto e procurar concentrar as atividades fabris em suas plantas de Guarulhos e Araras. Diante disso a planta de Sorocaba encontra-se com suas atividades operacionais paralisadas momentaneamente”, diz nota enviada pela empresa.

Sobre os funcionários demitidos, a Bardella afirma que “as rescisões dos trabalhadores demitidos estão sendo avaliadas e resolvidas caso a caso”.

A Bardella é sucessora da antiga BSI, fabricante de comportas e equipamentos para geração de energia. Junto com a Fábrica de Aço Paulista (Faço), a Jaraguá e a Nossa Senhora Aparecida, a BSI estava entre as fábricas que revelaram o potencial de Sorocaba para o ramo metalúrgico, nacional e internacionalmente. No início dos anos 90 a Bardella assumiu o controle da BSI e continuou fornecendo equipamentos de mecânica pesada para as principais obras energéticas do Brasil, como havia feito sua antecessora. Em 2015 a fábrica instalada em Sorocaba contava com cerca de 700 trabalhadores. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos