Buscar no Cruzeiro

Buscar

Banco Central libera pagamentos pelo aplicativo WhatsApp

31 de Março de 2021 às 00:01

Banco Central libera pagamentos pelo aplicativo WhatsApp Serviço foi lançado em 2020, mas havia sido suspenso. Crédito da foto: Lionel Bonaventure / Arquivo AFP (19/3/2021)

O Banco Central autorizou ontem o funcionamento de recursos que permitem pagamentos pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. O Facebook, dono do app, foi aprovado como um “iniciador de pagamentos”, de maneira que os usuários do mensageiro poderão transferir recursos entre si.

Em nota, o BC informou ainda que foram concedidas autorizações para dois arranjos classificados como abertos de transferência, de depósito e pré-pago, domésticos, instituídos pela Visa e pela Mastercard.

“Esses arranjos e instituição de pagamentos têm relação com a implementação do programa de pagamentos vinculado ao serviço de mensagens instantâneas do WhatsApp (Programa Facebook Pay). As autorizações permitem que ele seja utilizado para realizar a transferência de recursos entre seus usuários”, diz o BC em nota.

O WhatsApp informou que recebe com satisfação a aprovação do BC. ‘Compartilharemos mais informações assim que a função de pagamentos estiver disponível no WhatsApp‘, disse a empresa.

O WhatsApp lançou em 15 junho do ano passado um serviço de envio e recebimento de dinheiro no Brasil, mas uma semana depois teve o serviço suspenso pelo BC. Desde então, o BC vinha analisando o pleito e as regras para funcionamento. (Estadão Conteúdo)