Buscar no Cruzeiro

Buscar

Banco Central avisa que vai repetir alta nos juros básicos

24 de Março de 2021 às 00:01

Banco Central avisa que vai repetir alta de juros básicos Banco Central do Brasil. Crédito da foto: Arquivo Agência Brasil

O Banco Central explicou ontem porque se prepara para repetir a dose de alta de 0,75 ponto porcentual na taxa de juros básico em maio, a mesma magnitude vista na semana passada e que surpreendeu boa parte dos analistas de mercado: está claramente preocupado com o comportamento dos preços -- mais do que com o ritmo da atividade. Teme perder sua meta de inflação deste ano (de 3,75%) e acabar por desancorar as expectativas para 2022, que ainda estão em linha com o alvo perseguido pela instituição.

A autoridade monetária manteve estimativas apresentadas no comunicado que se seguiu à decisão da semana passada para o IPCA deste ano (5%) e do próximo (3,50%), mas as previsões para os preços administrados, que só aumentam com a autorização do governo -- como energia elétrica, por exemplo -- dispararam de 5,1% para 9,5% para este ano.

A taxa básica de juros, que passou de 2,00% para 2,75% ao ano, deve chegar a 3,50% no início de maio. (Estadão Conteúdo)