Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acervo

Atividade industrial inicia 2021 em alta

05 de Março de 2021

Atividade industrial inicia 2021 em alta Dados divulgados pela CNI mostram crescimento em janeiro. Crédito da foto: Ricardo Almeida / Arquivo ANPR

A atividade industrial iniciou o ano de 2021 em um nível superior ao mesmo período de 2020. É o que aponta a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa mostra que todos os índices de janeiro deste ano tiveram alta na comparação com janeiro do ano passado.

O faturamento real da indústria de transformação cresceu 2,3% em janeiro de 2021 na comparação com dezembro de 2020 (números dessazonalizados). Em relação ao mesmo mês do ano passado, o faturamento real registrou aumento de 8,7%.

Segundo a CNI, desde maio de 2020, o indicador vem crescendo na comparação mensal, com exceção de novembro do ano passado.

“A gente vê que a atividade industrial inicia-se acima do que estava sendo observado em janeiro de 2020. Na comparação anual, a gente tem altas no faturamento, novamente em horas trabalhadas e na Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que inicia 2021 acima do normal para meses de janeiro”, afirma o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O emprego industrial também continua em recuperação, com alta de 0,1% em janeiro na comparação mensal e em relação ao mesmo mês do ano anterior. As horas trabalhadas na produção cresceram 1,0% em janeiro de 2021 em relação a dezembro de 2020, com ajuste sazonal. “Na comparação com janeiro de 2020, o índice mostra alta de 6,7% das horas trabalhadas na produção”, destaca a pesquisa.

Com relação à massa salarial, a pesquisa mostra um aumento de 5,0% na comparação com dezembro de 2020, após ajuste sazonal. Essa alta, segundo a CNI, é influenciada pelo fim do programa de acordos de suspensão do contrato de trabalho e/ou redução de jornada e de salários. (Sandra Manfrini - Estadão Conteúdo)