Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atividade industrial inicia 2021 em alta

05 de Março de 2021 às 00:01

Atividade industrial inicia 2021 em alta Dados divulgados pela CNI mostram crescimento em janeiro. Crédito da foto: Ricardo Almeida / Arquivo ANPR

A atividade industrial iniciou o ano de 2021 em um nível superior ao mesmo período de 2020. É o que aponta a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa mostra que todos os índices de janeiro deste ano tiveram alta na comparação com janeiro do ano passado.

O faturamento real da indústria de transformação cresceu 2,3% em janeiro de 2021 na comparação com dezembro de 2020 (números dessazonalizados). Em relação ao mesmo mês do ano passado, o faturamento real registrou aumento de 8,7%.

Segundo a CNI, desde maio de 2020, o indicador vem crescendo na comparação mensal, com exceção de novembro do ano passado.

“A gente vê que a atividade industrial inicia-se acima do que estava sendo observado em janeiro de 2020. Na comparação anual, a gente tem altas no faturamento, novamente em horas trabalhadas e na Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que inicia 2021 acima do normal para meses de janeiro”, afirma o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O emprego industrial também continua em recuperação, com alta de 0,1% em janeiro na comparação mensal e em relação ao mesmo mês do ano anterior. As horas trabalhadas na produção cresceram 1,0% em janeiro de 2021 em relação a dezembro de 2020, com ajuste sazonal. “Na comparação com janeiro de 2020, o índice mostra alta de 6,7% das horas trabalhadas na produção”, destaca a pesquisa.

Com relação à massa salarial, a pesquisa mostra um aumento de 5,0% na comparação com dezembro de 2020, após ajuste sazonal. Essa alta, segundo a CNI, é influenciada pelo fim do programa de acordos de suspensão do contrato de trabalho e/ou redução de jornada e de salários. (Sandra Manfrini - Estadão Conteúdo)