Buscar no Cruzeiro

Buscar

Argentina veta venda de bilhete aéreo até setembro

07 de Junho de 2020 às 00:01

Argentina veta venda de bilhete aéreo até setembro Crédito da foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

A Argentina anunciou novas medidas de combate ao novo coronavírus e, entre os principais pontos, está a proibição de vendas de passagens aéreas até setembro, o que aumenta a pressão econômica sobre as companhias que atuam no país.

As regras para o isolamento social preventivo e obrigatório estão em vigor desde 20 de março no país. Os voos partindo do território argentino, domésticos e internacionais, já estavam suspensos, mas o acréscimo de quatro meses na proibição, divulgado na semana passada, gerou preocupação em um dos setores mais afetados pela crise em todo o mundo.

“Muitas empresas do setor não vão sobreviver se esta resolução for implantada como está previsto”, indicou um comunicado conjunto assinado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transportes Aéreos (Alta), pela Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata) e pelo Conselho Internacional de Aeroportos.

De acordo com as projeções mais recentes da indústria aérea, a crise decorrente da pandemia vai fazer com que as companhias deixem de faturar US$ 18 bilhões (R$ 98 bilhões) apenas na América Latina e Caribe. O setor de viagens e turismo representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina e é responsável por 9,4% dos empregos formais do país. (Estadão Conteúdo e agências internacionais)