Economia

Apps e sites que auxiliam consumidores na Black Friday

Formas de encontrar descontos e atendimento das empresas

Com o mês de novembro se aproximando a movimentação do comércio varejista começa a ficar cada vez mais intensa para a Black Friday. As previsões que já eram otimistas se tornaram ainda maiores sob o “efeito da pandemia”, que aumentou expressivamente o aumento de vendas no e-commerce.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com o Neotrust-Compre&Confie, a estimativa para o evento em relação ao ano anterior é de crescimento de 77% nas vendas, atingindo a marca de R$ 6,9 bilhões.

Do lado do consumidor, a entrada do mês de novembro representa o momento de se preparar para aproveitar as promoções: monitorar preços, fazer lista de prioridades, estabelecer limite de gastos totais e de parcelas, entre outros cuidados.

Para facilitar a busca da oferta real e segura, alguns sites, plugins e apps se tornam aliados dos consumidores, mostrando a confiabilidade das lojas, monitorando preços, listando canais de atendimento para resolver dúvidas ou problemas com as empresas, entre outras informações.

BuscaPé

Leia mais  Petrobras anuncia maior reajuste nos combustíveis do ano

O Buscapé é um site de comércio eletrônico lançado em 1999. O site é um aliado na Black Friday por possuir lista de ofertas em diversas categorias e destacar itens mais buscados pelos consumidores.

JáCotei

O site JáCotei é outro comparador de preços online. Ele também lista as melhores ofertas, possui gráfico com variação de preços, alertas e lista de desejos. Além disso, a empresa disponibiliza um app ou uma extensão para o Google Chrome que, após instalada, notifica os usuários todas as vezes que for aberta uma aba de uma loja online no navegador.

Zapz

O Zapz é um aplicativo disponível para Android e iOS que destaca descontos e promoções de grandes varejistas da internet e reúne folhetos de ofertas.

Abri

O Abri é um portal que reúne os contatos das principais empresas do Brasil. Tão importante quanto a compra em si é saber como a empresa realiza o pós-venda, se possui números de telefones para contato, ouvidoria e outros meio de atendimento para solucionar queixas, resolver questões de entrega em atraso, casos de devoluções e outros temas que o consumidor necessitar.

Reclame Aqui

Leia mais  Pandemia muda dinâmica do mercado formal de trabalho

O Reclame Aqui também é uma importante ferramenta para saber como as empresas lidam com suas reclamações. A plataforma está no ar desde 2001 e possibilita a consulta de reputações das principais empresas do país. Para pesquisar a reputação de qualquer empresa, é só digitar o nome dela no campo de busca na página principal do site.

Ebit

Por fim, o Ebit é outro aliado para conhecer a reputação das empresas, que possui classificação em Diamante ou medalhas. O Diamante é uma representação de excelência dada às lojas que são avaliadas de forma positiva em quesitos como facilidade de comprar, preço, cumprimento do prazo de entrega, entre outros.

Previna-se de possíveis fraudes na Black Friday. Utilize as ferramentas que contribuem para sua segurança e, antes de mais nada, pesquise no site do Procon a lista das empresas a serem evitadas.

Comentários