Buscar no Cruzeiro

Buscar

Após 4 meses, Sorocaba volta a contratar

25 de Agosto de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Apos 4 meses, Sorocaba volta a contratar O comércio teve o melhor desempenho entre os setores, com 248 postos de trabalho. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (31/7/2020)

Sorocaba registrou, em julho, saldo positivo no emprego com carteira assinada depois de quatro meses de números negativos. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, no mês passada a cidade teve 4.211 admissões e 4.110 desligamentos, com saldo positivo de 101 vagas.

O setor que mais gerou vagas em julho foi o comércio, com saldo positivo de 248 postos de trabalho. O pior desempenho, no entanto, ficou no setor de serviços. Conforme os dados do Caged, foram 191 vagas eliminadas em julho.

Já os setores da construção civil e da indústria também tiveram saldo positivo no mês passado. Na construção foram criadas 41 vagas. E na indústria houve praticamente estabilidade, com quatro vagas a mais.

Sorocaba tinha apresentado saldo positivo no números de empregos com carteira assinada nos meses de janeiro (1.140) e fevereiro (695). Em março, quando começou a pandemia, o saldo ficou negativo em 1.593 vagas formais. O mesmo ocorreu nos meses de abril (- 5.111), maio (-2.270) e junho (-341). Nota-se que a partir de abril, o saldo mensal continuou negativo, mas em queda.

Segundo o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sérgio Reze, os danos sofridos com a pandemia para os comerciantes, foram grandes. “Nossa esperança é que as coisas comecem a voltar à normalidade e que a atividade econômica comercial encontre sua estabilidade, sem esquecer dos cuidados essenciais com a saúde”, aponta.

Reze destaca ainda que os comerciantes tiveram que se reinventar e adotar novas formas de atendimento. “E, embora seja um momento de incertezas e difícil prever o tamanho do impacto na economia, alguns segmentos se destacam e indicam mudanças de longo prazo”, avalia. Ele considera que é hora de pensar “fora da caixa” e traçar estratégias para aproveitar as oportunidades que estão por vir. “Como em qualquer crise, alguns perdem e outros ganham. No entanto, é importante sempre se preparar, se especializar e planejar ações. Não sabemos quando tudo voltará ao normal, todavia, muitos desses novos hábitos irão permanecer”, ressalta.

Sincomerciários

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Sorocaba (Sincomerciários), Milton Matias, contesta os dados do Caged. Segundo ele, os dados do Sincomerciários dos meses de junho e julho de 2020 mostram no total 374 demissões contra 309 no mesmo período do ano passado. “Por conta da pandemia, muitas demissões nem foram homologadas no sindicato, o que significa que os números podem ser ainda maiores”, observa. O Sincomerciários não apresentou dados sobre contratações no período.

Estado e no País

Os dados do Caged de julho também mostraram saldos positivos no emprego formal no Estado e no Brasil. Em São Paulo foram criadas 22.967 vagas, com destaque para agropecuária (10.632) e indústria (9.754). No Brasil, o saldo foi positivo em 131 mil empregos. (Ana Cláudia Martins)