Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acordo evita demissões na Petrobras por 2 anos

29 de Agosto de 2020 às 00:01

Acordo evita demissões na Petrobras por 2 anos Crédito da foto: Fernando Frazão / Arquivo ABR (3/8/2018)

A Federação Única dos Petroleiros (FUP), representante da maior parte dos empregados da Petrobras, indicou aos seus sindicatos a aprovação do acordo coletivo de trabalho (ACT) negociado com a empresa. Pela proposta, o salário não será reajustado até agosto do ano que vem. Em contrapartida, a estatal garante que não vai demitir qualquer funcionário sem justa causa até 31 de agosto de 2022.

A indicação de aprovação do ACT partiu do conselho deliberativo da federação e vai ser apresentada aos empregados, por meio de assembleias promovidas pelos sindicatos filiados, para que votem pela sua aprovação ou não.

A avaliação da FUP ao analisar a última contraproposta da empresa é que, diante da crise e também das condições trabalhistas impostas pela nova legislação, a melhor opção seria fechar o acordo.

“Sabíamos que as negociações com a atual gestão da Petrobras seriam difíceis, não apenas pela dificuldade de mobilizar nossos trabalhadores e nossas trabalhadoras por causa da Covid-19, mas pelo próprio contexto político e econômico do País”, afirmou o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, em comunicado da federação.

Pelo acordo, os salários serão reajustados apenas em setembro de 2021, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC). (Estadão Conteúdo)