Astronomia
Detalhes de Júpiter são revelados em imagens pela Nasa
Cientistas puderam observar tempestades, ventos fortes, luas, auroras e até mesmo outras galáxias
Imagens capturadas pelo telescópio James Webb foram divulgadas pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) nesta segunda-feira (22). Nelas, são revelados detalhes do planeta Júpiter, até então desconhecidos, como tempestades e auroras.
Segundo anúncio da Nasa, parceira nessa missão da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Canadense (CSA), pelas imagens é possível observar tempestades como a Grande Mancha Vermelha, ventos fortes, luas, auroras e até mesmo outras galáxias. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, com mais de 142 mil quilômetros de diâmetro; o quinto planeta a partir do Sol, localizado entre Marte e Saturno.
O telescópio também registrou as luas Amalteia e Adrastea e o possível efeito da matéria de Io, um dos mais conhecidos satélites de Júpiter, que ao entrar na atmosfera de Júpiter seria responsável pelas auroras nos polos sul e norte do planeta.
O material disponibilizado pelo James Webb deverá ser estudado por especialistas na tentativa de desvendar um pouco mais da dinâmica e do sistema meteorológico do gigante gasoso. (Agência Brasil e Redação)