Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim

Desmoronamento danifica túmulos em cemitério de Votorantim

Estruturas de tijolos se romperam e, com isso, caixões e ossadas foram parar no fundo do buraco, ficando expostos

20 de Março de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Estrutura de alvenaria cederam, deixando caixões e ossadas à amostra
Estrutura de alvenaria cederam, deixando caixões e ossadas à amostra (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (20/3/2023))

 

Uma cratera se abriu e danificou pelo menos sete túmulos no cemitério São João Batista, em Votorantim. O caso aconteceu no sábado (18), porém, muitos familiares das pessoas sepultadas no local só tiveram conhecimento do problema na manhã de ontem (20). Estruturas de tijolos se romperam e, com isso, caixões e ossadas foram parar no fundo do buraco, ficando expostos.

No início da tarde de ontem, a reportagem do Cruzeiro do Sul esteve no local e constatou que o buraco ainda estava aberto. Os túmulos foram cobertos provisoriamente com uma lona. Beatriz Nunes Araújo, de 36 anos, foi a primeira a ser informada da situação. O corpo da tia de Beatriz está sepultado há quase dois anos no São João Batista. No sábado (18), o tio da operadora de produção também faleceu e ela entrou em contato com a administração do cemitério solicitando que fosse feita uma gaveta no mesmo local para sepultar o ente querido. Durante o velório do tio, ela foi comunicada que não seria possível ocupar a sepultura, pois havia ocorrido um pequeno desmoronamento na área. “Eles me falaram que eu teria que fazer a aquisição de uma nova sepultura. Eu comprei uma nova e enterrei meu tio, mas não tive nenhum suporte”, contou.

Beatriz relatou, ainda, que a Prefeitura ficou sabendo do problema ontem, quando um dos familiares foi até a administração pública para comunicar. Segundo ela, várias pessoas que têm parentes sepultados na área atingidas foram informadas porque ela e outros munícipes conseguiram os contatos. “Três famílias não foram notificadas, pois não conseguimos os contatos. Até pegamos o endereço para ir atrás e ver se achamos as pessoas”. Além disso, outra preocupação de Beatriz é em relação ao local onde o tio foi sepultado. Ela disse que está assustada porque a área fica em cima de uma galeria de água. “Construíram túmulos em cima da galeria de água, está desativada, mas tem boca de lobo. Em qualquer lugar eles estão construindo túmulo. Será que isso é verificado? Eu não quero passar novamente por essa situação”.

Lucélia Lima de Almeida também está entre as pessoas que tiveram túmulo de familiares danificados. No cemitério São João Batista estão sepultados os corpos do irmão, que faleceu com 40 anos, e da neta recém-nascida, que morreu ainda na barriga da mãe. A jardineira, que atualmente mora em Piedade, contou que assim que ficou sabendo do problema foi correndo para Votorantim verificar a situação. “Ninguém nos deu uma explicação. Disseram que vão fazer a sondagem do terreno para saber porque essa cratera foi aberta e caiu tudo. A gente não sabe, mas esperamos que isso se resolva. Que coloquem os nossos entes queridos em um lugar fixo e isso não aconteça mais”.

Nova área

Os familiares informaram à reportagem que nesta segunda-feira uma equipe da Prefeitura esteve no cemitério com um engenheiro para realizar a vistoria do local. Eles foram comunicados também que uma nova área será aberta no São João Batista para a construção de novas sepulturas e os corpos dos familiares serão colocados nesses novos túmulos. A construção deve ocorrer em um prazo de 48 horas a partir de ontem.

Em nota, a Prefeitura lamentou o ocorrido. “Infelizmente, no sábado, quando houve o preparo de um dos túmulos para realizar um sepultamento, ocorreu uma erosão do solo, provavelmente ocasionada pelos períodos intensos de chuvas, comprometendo alguns túmulos”, disse o Executivo de Votorantim, em resposta ao Cruzeiro do Sul, acrescentando que “só foi possível detectar o problema com a abertura do local”.

A municipalidade explicou que “essa área do cemitério onde aconteceu o fato foi construída na antiga gestão e será avaliada de forma mais ampla para averiguar os reais motivos da erosão”. A prefeitura também informou que todas as providências para reparar o dano estão sendo tomadas. “Toda a equipe está trabalhando incansavelmente para resolver o problema o mais breve possível. Os corpos serão removidos para um novo local, sem nenhum ônus para os familiares, que poderão acompanhar todo o procedimento”. A administração completou dizendo “designou alguns funcionários para prestar todo esclarecimento e suporte às famílias”. (Vanessa Ferranti)