Sorocaba
Delegado alerta para golpistas que usam nomes de instituições
Em alguns casos, os bandidos chegam até a entregar comprovante de pagamento

É comum as pessoas fazerem doações para entidades assistenciais, notadamente em época de fim e início de ano. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois golpistas estão se passando por ONG’s para pedir dinheiro em nome de instituições. Em alguns casos, os bandidos chegam até a entregar comprovante de pagamento.
O delegado da Polícia Civil Acácio Leite afirma que embora não tenha observado casos de golpes como esse em Sorocaba, o caso pode acontecer. “Lembre-se que as pessoas tendem mais a fazer caridade nesta época e os criminosos se aproveitam disso”, disse.
Ele orienta que as pessoas que queiram fazer doações para alguma instituição, visitem pessoalmente o local para conhecer o trabalho realizado pela associação, para depois, doar: “Tem, também, algumas correspondências que chegam pelo correio, com boleto de doação. O melhor é não fazer. Por Pix, nem pensar”.
Para não cair nestes golpes, o delegado aconselha, além de ir até o local e verificar se a associação realmente existe, verificar a data de criação da ONG e o que ela faz. Nos casos de campanhas, é preciso checar se o autor da campanha é quem ele diz ser.
Entender para o que será destinado o valor doado também é importante. Para isso, peça informações à ONG ou, com a ajuda do Google, por exemplo, pesquise a veracidade de uma campanha e ou de uma entidade. Alguns sites, como o Reclame Aqui, também podem ser acessados para ver se há queixas sobre a associação. (Da Redação)