Buscar no Cruzeiro

Buscar

Poder Legislativo

Debate político adia projetos importantes para a população outra vez

Vereador Cícero João (PSD) aproveitou para pedir desculpas à população por suas declarações polêmicas na sessão anterior

21 de Março de 2023 às 23:01
Wilma Antunes [email protected]
A norma atual dispõe que elas sejam mudadas anualmente
A norma atual dispõe que elas sejam mudadas anualmente (Crédito: Vinicius Fonseca (16/7/2020))

 

A produtividade da sessão ordinária da Câmara de Sorocaba deixou a desejar mais uma vez, com os vereadores optando por gastar o tempo em debates ideológicos, em vez de avaliar as matérias legislativas. Nesta terça-feira (21), três projetos de lei estavam agendados para primeira discussão, enquanto seis iniciativas deveriam passar pela segunda. No entanto, assim como na sessão anterior, realizada em 16 de março, nenhum projeto foi aprovado.

No início da ordem do dia, depois da apresentação dos requerimentos, o vereador Cícero João (PSD) pediu desculpas à população por suas declarações polêmicas na sessão anterior. Durante a discussão de um projeto de lei que institui o Dia Marielle Franco de combate à violência política contra mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas, Cícero havia afirmado que não apoiava a iniciativa porque “é normal mulheres serem assassinadas todos os dias”. A fala gerou grande repercussão negativa na mídia nacional, sendo noticiada em veículos como a Globonews e a CNN.

Ontem, Cícero explicou que se expressou mal e que não teve a intenção de ofender nenhuma minoria. Sua intenção, segundo ele, era apenas destacar que a situação, embora triste, é frequente. Outros parlamentares saíram em sua defesa e criticaram a imprensa em diversos momentos, amenizando a fala de Cícero.

No final da sessão, um projeto de lei de Dylan Dantas (PSC) que propunha a privatização das unidades educacionais e de saúde começou a ser discutido, mas não houve tempo para a votação. (Wilma Antunes)