Buscar no Cruzeiro

Buscar

Apoio emocional

CVV faz curso gratuito para formação de voluntários em Sorocaba

Serão formadas três novas turmas, por conta do aumento da busca pelo serviço de apoio emocional

08 de Julho de 2022 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Sorocaba está com inscrições abertas para três novas turmas de voluntários
O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Sorocaba está com inscrições abertas para três novas turmas de voluntários (Crédito: Emídio Marques / Arquivo JCS )

O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Sorocaba está com vagas abertas para o curso gratuito de formação de voluntários. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected] e pelo WhatsApp (15) 99723-7156, até as datas de início das aulas. Serão formadas três novas turmas, por conta do aumento da busca pelo serviço de apoio emocional. As vagas são ilimitadas.

Os participantes podem fazer o curso on-line, às segundas ou sábados, ou presencialmente, às quartas-feiras. A turma de segunda começa no dia 11 deste mês, sempre das 19h às 23h. A classe de quarta inicia no dia 13, no mesmo horário. Já aos sábados, a primeira aula será no dia 16, das 14h às 18h.

Quem for realizar os encontros pela internet deve ter o programa de videochamadas Zoom. Para se inscrever, é preciso ter no mínimo 18 anos, além de disponibilidade de quatro horas semanais para o plantão de atendimento. Após terminar a formação, o voluntário irá atuar na sede do CVV ou de forma remota.

Com duração de dois meses, a capacitação tem oito aulas -- uma por semana --, com duração de quatro horas cada. Nelas, serão abordados os temas compreensão, aceitação, confiança e respeito para ouvir. O curso é dividido entre partes teórica e prática. Na primeira, os alunos aprenderão sobre a filosofia e os fundamentos do centro. Já na segunda, passarão por um treinamento, no qual vão simular serem voluntários e, também, usuários do serviço.

Maior procura

Segundo o coordenador de comunicação da entidade, Alcebíades Alvarenga da Silva, a procura pelo serviço aumentou recentemente. Com isso, há a necessidade de ampliar a equipe. De acordo com ele, hoje são cerca de 80 voluntários, mas o ideal é aumentar esse número para no mínimo 100 pessoas.

Alcebíades diz que a demanda cresceu porque muitas pessoas estão emocionalmente abaladas atualmente. Para ele, isso acontece devido às várias crises vivenciadas no momento, como social e econômica. Além disso, acredita que resquícios das dificuldades causadas pelo logo período de isolamento social, adotado devido à pandemia de Covid-19, ainda prevalecem. “Para se ter uma ideia, em 2021, tivemos 156 relações de ajuda diárias, em média, e, este mês, aumentou para 258”, informa.

Ajudar a quem precisa de auxílio para lidar com problemas e sentimentos, por exemplo, é justamente o foco do trabalho do CVV. O centro pode ser contatado 24 horas, todos os dias, pelo telefone 188 e pelo e-mail https://www.cvv.org.br/e-mail/. Outra opção é o chat (https://www.cvv.org.br/chat/), cujo funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 9h à 1h, às sextas, das 15h à 1h, e aos sábados, das 14h à 1h.