Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zezé Correa dará nome à Pinacoteca Municipal

03 de Junho de 2019 às 22:20

Zezé Correa dará nome à Pinacoteca Municipal A Pinacoteca, inaugurada no início do ano, reúne cerca de 60 obras de artes visuais. Crédito da foto: Adriana Massa / Secom Sorocaba

O artista plástico Zezé Correa foi escolhido pela população para dar nome à Pinacoteca Municipal de Sorocaba. O artista venceu a enquete realizada pela Secretaria de Cultura (Secult), com 240 votos, para escolher um nome para o espaço dedicado às artes visuais, inaugurado no início deste ano.

[irp posts="67552" ]

 

No total, 351 pessoas participaram da votação, que foi finalizada na última sexta-feira. Em segundo lugar ficou Célia Marcassa, com 61 votos, e em terceiro, Carlos Roberto Mantovani, com 50. A partir de agora, segundo a administração municipal, será elaborado um projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal para aprovação.

José Correa da Silva (1912-1998), mais conhecido como Zezé Correa, nasceu em Sorocaba e começou sua trajetória artística na pintura, retratando locais da cidade natal. Participou de exposições, ganhando prêmios em diversos municípios brasileiros. Suas obras integram acervos de instituições como o Museu do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, em São Paulo, o Museu Municipal de Itapetininga e a Pinacoteca Municipal de Sorocaba. Ficou conhecido também por suas obras escultóricas e suas pinturas no estilo Naif.

Sobre a Pinacoteca

O espaço cultural conta com um acervo público com cerca de 60 obras de artes visuais, com trabalhos de artistas da cidade e da região, incluindo aqueles que ganharam prêmios de reconhecimento, como é o caso dos vencedores do Prêmio de Artes Visuais Flávio Gagliardi. Além disso, o local abriga esculturas, fotografias, desenhos e gravuras. A Pinacoteca Municipal fica na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. A entrada é gratuita. (Da Redação)