Cultura Mais Cruzeiro

Zezé Correa dará nome à Pinacoteca Municipal

José Correa da Silva (1912-1998) nasceu em Sorocaba e começou sua trajetória artística na pintura
Zezé Correa dará nome à Pinacoteca Municipal
A Pinacoteca, inaugurada no início do ano, reúne cerca de 60 obras de artes visuais. Crédito da foto: Adriana Massa / Secom Sorocaba

O artista plástico Zezé Correa foi escolhido pela população para dar nome à Pinacoteca Municipal de Sorocaba. O artista venceu a enquete realizada pela Secretaria de Cultura (Secult), com 240 votos, para escolher um nome para o espaço dedicado às artes visuais, inaugurado no início deste ano.

Leia mais  Com obras de Zezé Correa, Pinacoteca será inaugurada nesta terça (22)

 

No total, 351 pessoas participaram da votação, que foi finalizada na última sexta-feira. Em segundo lugar ficou Célia Marcassa, com 61 votos, e em terceiro, Carlos Roberto Mantovani, com 50. A partir de agora, segundo a administração municipal, será elaborado um projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal para aprovação.

José Correa da Silva (1912-1998), mais conhecido como Zezé Correa, nasceu em Sorocaba e começou sua trajetória artística na pintura, retratando locais da cidade natal. Participou de exposições, ganhando prêmios em diversos municípios brasileiros. Suas obras integram acervos de instituições como o Museu do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, em São Paulo, o Museu Municipal de Itapetininga e a Pinacoteca Municipal de Sorocaba. Ficou conhecido também por suas obras escultóricas e suas pinturas no estilo Naif.

Sobre a Pinacoteca

O espaço cultural conta com um acervo público com cerca de 60 obras de artes visuais, com trabalhos de artistas da cidade e da região, incluindo aqueles que ganharam prêmios de reconhecimento, como é o caso dos vencedores do Prêmio de Artes Visuais Flávio Gagliardi. Além disso, o local abriga esculturas, fotografias, desenhos e gravuras. A Pinacoteca Municipal fica na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. A entrada é gratuita. (Da Redação)

Comentários