Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zé Bocca lança seu primeiro livro infantil

22 de Março de 2019 às 05:21

Zé Bocca lança seu primeiro livro infantil Zé Bocca escreveu seu primeiro livro narrando a primeira história que contou no início de sua carreira, há quase duas décadas. Crédito da foto: Divulgação

Um conto ancestral oriundo da África Subsaariana é recriado pelo contador de história votorantinense Zé Bocca no livro infantil “O bicho mais poderoso do mundo”, que será lançado neste sábado (23), às 16h, na livraria Nobel Sorocaba (rua Barão de Tatuí, 867). A obra inaugura a Coleção Colorín Colorado, que transporta para o papel os contos preservados pela oralidade, outrora narrados por contadores de histórias do Brasil e de outras partes do mundo.

A coleção foi lançada pela editora Aletria na última quarta-feira, dia 20, data em que é comemorado o Dia Internacional do Contador de Histórias.

[irp posts="31815" ]

 

Primeiro livro de Zé Bocca, experiente contador de história da região de Sorocaba, a obra voltada a alunos do ensino fundamental acompanha a jornada de um gato em busca do animal mais forte, corajoso e carismático do mundo. “A primeira história que eu contei, de palavra falada, isto é, quando me assumi como contador de história, é a primeira de palavra escrita.”

Segundo ele, uma coincidência, já que a narrativa publicada pela editora foi selecionada de um apanhado de outros contos orais que fazem parte de seu repertório. Zé Bocca comenta que o processo de recriação do conto foi um “grande desafio”, já que, ao longo dos quase 20 anos em que atua como contador de história, se apropriou da narrativa e passou a usar objetos do cotidiano como recursos cênicos, como escova de dentes e garrafa pet.

“O maior desafio foi tirar da embocadura da oralidade e colocar ela impressa, em letras, sendo mais fiel possível, porque tem ritmo e até um certo suspense”, comenta. “O bicho mais poderoso do mundo” tem ilustração da mineira Bruna Lubambo. “Foi uma sorte porque ela captou exatamente o espírito do que eu imaginava para a história”, complementa Bocca.

Zé Bocca lança seu primeiro livro infantil Crédito da foto: Reprodução

Parceiro há quase dez anos da editora Aletria, que além de publicar livros infanto-juvenis desenvolve projetos com contadores de história, bibliotecários e mediadores de leitura em geral, colaborando a leitura e o letramento o processo formativo desses profissionais, Zé Bocca assinala que o teve contato com o conto por meio de um interprograma realizado em parceria com a Unesco, exibido na TV Cultura quase 20 anos atrás. “Ouvi uma única vez e adorei”, afirma, ressaltando que essa história foi a primeira narrativa a entrar no repertório de suas contações de história.

Segundo ele, desde então, foram várias as tentativas de encontrar a origem desse conto, inclusive na internet, mas quase sempre sem sucesso. A principal pista obtida até o momento foi dada em uma conferência de contadores de história, em Porto Alegre, quando foi informado por uma pesquisadora francesa que a mesma história é contada de geração em geração às crianças que vivem nas regiões da savanas africanas. Durante o lançamento do livro, Zé Bocca fará a narração do conto. A obra já está disponível na Livraria Nobel e também ser encomendada pelo site www.aletria.com.br. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos