Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim recebe orquestra com regência de João Carlos Martins

03 de Dezembro de 2019 às 00:01

Votorantim recebe orquestra com regência de João Carlos Martins João Carlos Martins está à frente da Bachiana Filarmônica Sesi-SP. Crédito da foto: Fernando Mucci / Divulgação

Em comemoração pelos 56 anos de emancipação político-administrativa, Votorantim recebe hoje, às 20h, a Bachiana Filarmônica Sesi-SP, na Praça de Eventos Lecy de Campos. Sob regência do maestro João Carlos Martins, a orquestra irá apresentar um vasto repertório no evento, aberto e gratuito. Do clássico erudito ao samba, o repertório terá “Jesus alegria dos homens”, de Johann Sebastian Bach, “Eine kleine nachtmusik”, de Wolfgang Amadeus Mozart, “Intermezzo, de Pietro Mascagni, “Bachianas Brasileiras N°4 (prelúdio)”, de Heitor Villa-lobos, “Danças húngaras Mov 5”, de Johannes Brahms, “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa, “Mourão”, de Guerra Peixe e “Ária 4ª corda”, de Johann Sebastian Bach, dentre outras. Ao longo do espetáculo, o maestro irá interagir com a plateia relembrando sua trajetória como concertista.

Formada por jovens instrumentistas de diversas idades, sob direção do maestro João Carlos Martins, a Bachiana contribui para a formação de talentos e dissemina a cultura da música erudita por todo o Estado. As apresentações da orquestra abrangem desde o interior do Estado, periferias das grandes cidades, até renomados teatros, com o objetivo de difundir e valorizar a música clássica e abrir oportunidades profissionais para aqueles que trabalham com a música erudita.

Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750), o maestro João Carlos Martins atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século 20. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.

A Praça de Eventos Lecy de Campos fica na avenida 31 de Março, em Votorantim. A apresentação terá a duração de uma hora e para assistir basta comparecer ao local no horário do evento, que tem classificação etária livre. A capacidade do espaço é para um público de duas mil pessoas. (Da Redação)