Buscar no Cruzeiro

Buscar

Viper faz show gratuito neste sábado (7) no Parque dos Espanhóis

07 de Dezembro de 2019 às 00:01

Viper faz show gratuito hoje no Pq. dos Espanhóis A Viper foi formada no início da década de 80 e está entre as primeiras, de metal pesado, da história do Brasil. Crédito da foto: Divulgação

Uma das bandas pioneiras do heavy metal no Brasil, a Viper se apresenta neste sábado (7) à noite no Parque do Espanhóis, fechando a programação do Fest Rock, que ainda terá apresentações das bandas sorocabanas Paramethrick, Valveline e Warshipper. O evento, com entrada gratuita, ocorre das 16h às 21h, e é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). No show, a Viper revisitará os principais clássicos de sua discografia, que conta com seis álbuns de estúdio, além de coletâneas e versões ao vivo.

Formada em São Paulo no início da década de 1980, a banda figura entre as primeiras brasileiras de metal pesado da história e a precursora do País a fazer sucesso no exterior. Mais tarde, parte dos integrantes formaria a banda Angra, que consolidaria o nome do Brasil no mapa do heavy metal mundial.

Em 1987, a Viper lançou o álbum de estreia “Soldiers of sunrise”, que trazia composições autorais que se tornariam clássicos como a faixa homônima, “Knights of destruction” e “Wings of the evil”. Atualmente, a Viper é formada por Leandro Caçoilo (vocal), Pit Passarell (baixo), Hugo Mariutti (guitarra), Felipe Machado (guitarra) e Guilherme Martin (bateria).

Antes da Viper subir ao palco, o público poderá conferir apresentações de três bandas de metal de Sorocaba. O Fest Rock faz parte do Forfé Cultural, evento promovido pela Secult, que começou ontem e prossegue até amanhã, com objetivo de utilizar espaços da cidade para levar diversidade cultural a vários pontos, ampliando a democratização ao possibilitar que moradores de centros e periferias participem de ações promovidas pela Prefeitura.

Bandas locais

A Paramethrick tem influências de death metal melódico, metal progressivo e metal core. Entre as características sonoras principais destacam-se o som de guitarra de sete cordas com vocais em gutural e refrões melódicos. O primeiro álbum de estreia, homônimo, foi lançado no início de 2018, reúne doze faixas autorais e está disponível nas principais plataformas de streaming. O grupo é formado pelos guitarristas Guilherme Durão e Vitor Machado, o baterista Diego Antunes, o baixista William Morgan e o vocalista Fernando Xavier.

A Valveline, formada 2011, e com três álbuns já lançados, se destaca pela mistura de riffs cadenciados de stoner rock com poderosas rajadas de trash metal. Aliado à esta sonoridade pesada, estão letras com forte carga política, psicológica, social e de protesto. O quarteto é composto por Heitor Rosa (vocal), Marcelo Betti (guitarra), Hugo Ferraz (baixo) e Theo Queiroz (bateria).

Também de Sorocaba, a Warshipper foi formada em 2011 por Renan Roveran, Rodolfo Nekathor, Roger Costa e Rafael Oliveira, com a proposta de tocar metal extremo aliado a outras influências individuais dos membros da banda. No repertório, o quarteto apresentará músicas do álbum “Black sun”, lançado em 2018 e também o novo single “Atheist”. O show de hoje será o primeiro a banda após a turnê europeia, realizada em setembro, que passou por sete países em onze dias, destacando shows na Alemanha, Holanda e França.

O Parque dos Espanhóis fica na rua Campos Sales, s/n, na Vila Assis.

Workshop de canto

Antes do início do festival, das 14h30 às 15h30, no Salão do Parque dos Espanhóis, Leandro Caçoilo, vocalista da banda de heavy metal Viper, ministra um workshop de voz. A atividade é gratuita, mas as vagas são limitadas e para participar é necessário se inscrever com antecedência pelo formulário online disponível aqui.

Leandro Caçoilo iniciou na música aos 15 anos com uma banda de amigos chamada Orion, onde começou cantando covers. Em 2007 gravou o seu primeiro projeto ao vivo CD e DVD chamado “Eterna live”. Em 2008 gravou “SoulSpell”, considerada a primeira Metal Ópera feita no Brasil, lançado no Japão, onde teve grande repercussão. Além de vocalista do Viper, Caçoilo trabalha como professor de técnica vocal (canto popular). (Felipe Shikama)