Buscar no Cruzeiro

Buscar

Violinista da OSS participará de curso em NY

19 de Abril de 2019 às 07:34

Violonista da OSS participará de curso em NY Natália iniciou seus estudos de violino aos 13 anos. Crédito da foto: Everton Lopes / Divulgação

A violinista Natália Versehgi, integrante da Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS), foi selecionada para um curso simpósio na Julliard School, em Nova York. Para conseguir realizar o sonho de estudar na renomada instituição, que é considerada uma das melhores do mundo na área das artes, ela está promovendo uma campanha de financiamento coletivo que está arrecadando recursos financeiros para o custeio de hospedagem e taxa de matrícula.

[irp posts="25624" ]

 

Intitulado “Starling-DeLay”, o simpósio sobre estudos de violino ocorrerá entre os dias 28 de maio a 1º de junho e é destinado a ajudar professores do instrumento a aperfeiçoar suas habilidades pedagógicas. “Tem um efeito que é positivo duplo. Além de me ajudar a evoluir na performance como instrumentista, esses conhecimentos serão repassados, compartilhados com os meus alunos”, comenta a musicista que ministra aulas particulares de violino.

A jovem de 23 anos detalha que foi aceita pela coordenação do simpósio após análise de currículo e envio de vídeo com performance de uma peça solo. “Nem acreditei [quando vi que fui selecionada]. Estudar na Julliard sempre pareceu um sonho muito distante e ter essa oportunidade de ter aulas lá é uma grande conquista”, diz.

A oportunidade internacional tem um gosto de superação para a musicista, que em agosto do ano passado quebrou a mão esquerda em um acidente de motocicleta e precisou ficar três meses sem contato com o instrumento. “Nunca tinha ficado tanto tempo sem tocar. Tive que recuperar os movimentos do zero”, relembra.

A campanha de financiamento coletivo tem como meta a arrecadação de R$ 4 mil, para arcar com taxas de hospedagem e matrícula. O custo das passagens aéreas ficarão a cargo da própria artista. Até o momento, Natália conseguiu arrecadar 30% da meta. A campanha fica aberta até 15 de maio na plataforma www.vakinha.com.br/vaquinha/501382 e os interessados podem contribuir doando qualquer valor.

Nascida em Sorocaba, Natália iniciou seus estudos aos 13 anos no Conservatório Musical “João Baptista Julião” com o professor Éber Santos. Em 2009 ingressou no Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), administrado pela Fundec, onde se formou sob a orientação do professor Abner Antunes. É formada em licenciatura em música pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). (Felipe Shikama)