Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vila Hortência recebe mais uma edição da ‘Feria de Sevilla’

01 de Maio de 2019 às 22:42

Vila Hortência recebe mais uma edição da ‘Feria de Sevilla’ Um dos pontos altos da festa é o desfile pela rua Nogueira Padilha, pela manhã. Crédito da foto: Divulgação

A Sala Tablado Flamenco realiza neste sábado (4) a 13ª edição da sua “Feria de Sevilla”. O evento acontece na Vila Hortência -- bairro conhecido por ser o reduto das famílias descendentes de espanhóis na cidade de Sorocaba -- e será realizado em dois momentos. Pela manhã, com o desfile pelo bairro e à noite, com a festa no salão da paróquia Bom Jesus dos Aflitos.

[irp posts="99353" ]

 

A programação começa às 10h, quando bailarinas vestidas à caráter, ao som das tradicionais Sevillanas, descerão a rua Nogueira Padilha num desfile temático, em homenagem à colônia espanhola. A concentração será a partir das 9h30 em frente à Área de Transferência do Transporte Coletivo. A atividade é gratuita e aberta ao público que queira assistir ou até mesmo acompanhar as bailarinas na descida, desde a Área de Transferência do transporte coletivo até a frente da paróquia Bom Jesus dos Aflitos. É um momento de muito colorido e alegria. “Já realizamos esse desfile há mais de uma década como forma de mostrar a nossa arte e, acima de tudo, manter acesa a tradição espanhola na cidade. Fazemos isso no coração do bairro que, até hoje, é o reduto dos espanhóis por aqui”, comenta a bailarina e diretora da Sala Tablado Flamenco, Thalma Di Lelli.

Já à noite, a partir das 20h, a festa continua no salão da igreja Bom Jesus dos Aflitos (rua Péricles Pilar, 80). Haverá apresentações de sevillanas por alunos da escola e venda de comes e bebes -- incluindo o tradicional puchero, lanches e doces -- com renda revertida em prol da Equipe do Bem, Ordem Franciscana Secular, Associação de Ajuda às Vítimas de Queimaduras (AVIQ) e Casa Nossa Senhora das Graças. Os ingressos para a festa da noite custam R$ 20 (antecipados) e estão sendo vendidos na Rossi Turismo (avenida Mário Campolim, 333).

Tradição

A “Feria de Sevilla” nasceu em Sorocaba em 2008, como forma de lembrar o evento de mesmo nome que é realizado todos os anos, desde 1.847, neste mesmo período, na cidade de Sevilla, localizada no sul da Espanha. “Começamos com uma festa pequena, com a participação apenas dos alunos e seus familiares, e hoje, felizmente, já conseguimos envolver toda a comunidade para participar e celebrar conosco”, comenta Thalma. A data da festa espanhola é móvel varia de acordo com a Semana Santa. Na maioria das vezes acontecem em abril por isso o evento espanhol também é conhecido como “Feria de Abril”.

Este ano, entretanto, pela Semana Santa tardia, começará exatamente no mesmo dia da “feria” em Sorocaba. Por lá, também há muita dança sempre ao som das “sevillanas” -, passeios a cavalo e charretes, boa comida e a enorme participação da população e seus trajes típicos: mulheres com seus vestidos cheios e babados e colorido e homens impecáveis com seus ternos e sombreros. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3233-5694 ou 99788-8898.