Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vídeo aborda história e estética do Carnaval

10 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Vídeo aborda história e estética do Carnaval A artista sorocabana Tarsila Toti é a autora do projeto. Crédito da foto: Divulgação

Uma imersão pela riquezas da história e da estética do Carnaval brasileiro. Essa é a proposta de uma série de vídeos produzidos pela sorocabana Tarsila Toti no projeto que será lançada hoje, às 19h, no canal da artista no Youtube.

Realizado com recursos da Lei Emergencial de Auxílio aos Artistas (Lei Aldir Blanc), o projeto intitulado “Pra Pular - Oficinas Carnavalescas Virtuais” propõe traçar um panorama sobre os principais carnavais do País, com destaque para as manifestações das cidades de Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. “O conteúdo promoverá mergulhos na pulsante energia de cores e movimentos do Carnaval do Recife, transitará sobre trios elétricos e swing musical característicos do Carnaval soteropolitano, desfilará pela majestosa trajetória do Carnaval carioca, cruzando panoramas da tecnológicas e grandiosas construções do Carnaval paulistano e navegando pela história de dedicação e dificuldades do Carnaval sorocabano”, resume.

Na série, Tarsila Toti, produtora cultural carnavalesca há 11 anos, se debruça na história, como a própria origem do Carnaval, que baseia-se na tradicional festa portuguesa Entrudo, do século 16. Este evento culminou por influenciar na reinterpretação da festividade em solo brasileiro que, com o tempo, tornou-se referência mundial por sua inquestionável diversidade cultural, cujos destaques se consolidam por sua regionalidade.

Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o Carnaval não será comemorado. Por isso, o projeto visa destacar a importância da folia que, segundo representantes do setor do turismo, movimentou cerca de R$ 8 bilhões em 2020. Em sua equipe técnica, Tarsila Toti conta com direção audiovisual de Rosa Paiva, suporte técnico de Mayara Toti e trilha sonora assinada pelo ritmista e mestre de bateria Allan Silva e seus convidados. A produção tem ainda participação do casal de mestre-sala e porta-bandeira Plínio Ferreira e Milena Toti.

O ciclo de conteúdo virtual também contará com oficina de fantasias de baixo custo para o público infantil, adulto e de terceira idade. Segundo Tarsila, o objetivo do programa é desmistificar qualquer preconceito em torno do Carnaval, “devolvendo-lhe seu título de difusor da cultura brasileira e garantindo o direito constitucional da livre manifestação cultural”, complementa. A série pode ser acessada no link https://cutt.ly/GkRvUW2. (Da Redação)